RSS

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 01: A Defesa do Apostolado de Paulo

Neste ano de 2010, desejo ricas bênçãos espirituais e também materiais e que seu trabalho na EBD seja realizado com determinação e entusiasmo e ainda que você continue apresentando postura de aprendiz, pois o professor é aquele que está sempre aprendendo para ensinar, isto é, o docente é um sujeito aprendente-ensinante.

“Tu, pois, que ensinas a outro, não ensinas a ti mesmo?...” Rm 2.21

As orientações expostas a seguir poderão lhe ajudar no planejamento das lições e execução de aulas mais dinâmicas.



Antes de trabalhar com os alunos a lição no. 01:
1 – Faça uma apresentação:

Situação 01: Professor novato na classe
Utilize a dinâmica: Você apresenta seu colega e vice-versa, falando o nome, o que gosta de fazer e suas expectativas com relação a turma.

Situação 02: Aluno novato na classe
Apresente os novatos e durante o ano tenha atenção especial com os alunos egressos da classe de Novos Convertidos e Juvenis.

Ao término das apresentações, solicite ao secretário da classe que anote os telefones, endereço, e-mail e data de aniversário desses alunos e atualize os dados daqueles já matriculados.

2 – Reserve um tempo da aula de aproximadamente de 15 minutos para:

- Apresentação do tema do trimestre
- Explorar a capa – a figura nos remete a que?
- Quem é o comentarista? Leia o que contém a interação da lição 01, procure uma foto do Pastor Elienai Cabral para mostrar os alunos.
- Fale que nesta revista há dois consultores doutrinários e teológicos.
- Leitura de cada título das lições, escolha 13 alunos para esse fim.
- Acrescente que no 2º. Trimestre de 2009 o tema das lições foi sobre II Coríntios; leve essa revista para a classe, pergunte aos alunos o que foi estudado, procurando fazer uma ponte entre esses assuntos e os da lição atual.

3 - Agora comece o trabalho da lição 01 – A Defesa do Apostolado de Paulo

- Inicie a aula, utilizando o esboço sugerido na orientação pedagógica da lição, pois nele contém pontos importantes como autor, data, local, estrutura da carta entre outros.
Para utilização desse esboço, você pode fazer cópias ou reproduzir num quadro ou cartolina, ou ainda apresentá-lo no Power-Point (caso haja possibilidade de acesso e local adequado).
- Sugiro também para esse momento, o uso de mapa para localização de Corinto e fotos para falar um pouco da história dessa localidade, enfatizando as características de uma cidade comercial, próspera, portuária, cosmopolita, idólatra e promíscua.
- Fale para os alunos que os objetivos de Paulo ao escrever II Coríntios apontam para a estrutura da carta, então escreva no quadro ou leve numa cartolina:

Exposição do ministério paulino - Capítulos de 1 a 7
A coleta para os necessitados - Capítulos 8 e 9
A defesa do apostolado paulino - Capítulos de 10 a 13

Peça aos alunos que abram a Bíblia em II Coríntios e faça um “tour” com eles nestas divisões, apresentando os temas de cada capítulo, para uma visão geral da carta.
- Professor, durante a aula, procure promover a integração da turma e a participação dos alunos.
- Lembre-se que é necessário pensar com os alunos: Que aprendizado podemos extrair desta carta escrita entre os anos 55 – 57 d. C. para nós que estamos no século XXI? Leia o item III da lição.
Nesse momento, contextualize o assunto ao tipo de classe que você ensina, quer seja de jovens, Terceira Idade, senhoras, senhores, pastores, casais etc.

- Ao final da aula, sintetize a aula, procurando relacionar as informações estudadas em utilização prática para a vida cristã.

- Tenha uma excelente aula!

0 comentários: