RSS

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lição 07 - Paulo, Um Modelo de Líder-Servidor

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 07 - Paulo, Um Modelo de Líder-Servidor
Professores e professoras,

O tema da liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de lideres, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora. Além da leitura da lição, indico o livro "Como se tornar um Líder Servidor - Os Píncípios de Liderança de O Monge e o Executivo", de James C. Hunter, da Editora Sextante(veja a sinopse abaixo).

1 -Ao iniciar a aula, depois que cumprimentar a turma, situe o tema da aula, perguntando quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo.

Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a) etc.

Numa classe de mulheres, procure fazer uma retrospectiva hitórica das funções femininas no passado e hoje.

2 - Trabalhe com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

3 - Sugiro, para esse momento a leitura do texto "Assembléia na Carpintaria" OU a dinâmica adapatada deste texto, postados abaixo.

4 - Para concluir a aula, distribua dois pedaços pequenos de papel ofício e solicite aos alunos para destacarem um ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; cole numa cartolina, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhororar ou aquelas que necessitam continuar.
Professores e professoras,
Recomendo a leitura do texto pedagógico "Algumas Recomendações".

1 comentários:

Ane disse...

Uia!Amei seu blog Sulamita!Tá perfeito,lindo,organizado e conteúdo nota 10!Parabéns!