RSS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Lição 12: A Opção pelo Povo de Deus

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 12: A Opção pelo Povo de Deus
Professoras e professores, para esta lição faço as seguintes sugestões:

- Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana, observem atentamente se há alguém necessitando de oração, uma conversa, uma visita devido a algum problema. Vocês estão procedendo assim? Vocês percebem a importância desse momento?

Sugiro ainda que vocês tenham uma listagem atualizada contendo nome, telefone, email e data de aniversário dos alunos da classe, com o objetivo de manter contato com eles por motivo de ausência às aulas, como: doença, trabalho, viagem, faltas consecutivas sem justificativa.

Observem também, semanalmente, se há alunos aniversariantes e reservem um tempo da aula para parabenizá-los, entregando um cartão e/ou uma lembrancinha.

Desta forma, vocês estarão criando vínculo afetivo com os alunos.

- Na orientação pedagógica da lição, há a sugestão para uma pesquisa sobre o cumprimento das profecias de Jeremias, que é o tema do tópico I.


Para esta pesquisa, sugiro que vocês dividam a turma em grupos e deem por escrito a descrição da profecia, para que eles procurem o seu cumprimento com a referência bíblica. Estipulem um tempo de 10 minutos no máximo para essa atividade e depois cada grupo deverá apresentar para a turma a pesquisa realizada. Peçam para que eles tenham objetividade na apresentação, pois a aula ainda terá outras atividades. Fiquem atentos nestes dois momentos para orientar, corrigir ou acrescentar alguma informação.

Divisão em Grupos é um método de ensino, que deve ser utilizado com o objetivo de promover a participação dos alunos, estudar um tema com a cooperação dos elementos do grupo. Não é um momento para os professores descansarem, pelo contrário, deve haver muita atenção no decorrer do desenvolvimento da atividade por parte do professor. Caso sua classe tenha aula dentro do templo, organizem os alunos em grupos por proximidade.

- O tópico II vai tratar da opção de Jeremias e o III da opção de vários personagens bíblicos diante de situações difíceis. Trabalhem estes tópicos com os alunos e ao final, utilizem a dinâmica “Abrigo Subterrâneo”.

- Para concluir a aula, leiam uma fábula com o título: “Tudo é uma Questão de Escolha”.

0 comentários: