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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lição 01 - O Que é Oração

Jovens e Adultos - O Poder e o Ministério da Oração
Lição 01 - O Que é Oração
Professoras e professores, para a lição 01 e panorâmica do trimestre apresento as seguintes sugestões:

1 – Cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

2 – Iniciem a aula, fazendo uma panorâmica do trimestre, apresentando:
- O Tema: O Poder e o Ministério da Oração - O Relacionamento do Cristão com Deus
- A capa: O que vemos?
O significa esta figura?
Qual a origem do hábito de orar/rezar com as mãos postas?
Conta-se que na época das conquistas romanas, os derrotados nas lutas corriam em direção aos vitoriosos, ajoelhavam- se e estendiam as mãos pedindo para serem acorrentados, para não serem mortos.  Essa atitude de súplica difundiu-se na Era Cristã. Orar/rezar de joelhos com as mãos postas indica uma atitude de reverência, submissão e humildade do humano, diante da soberania de Deus todo poderoso.
- Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva. Há algumas informações sobre ele na interação da lição 01.
- Lições do trimestre: Dinamizem a leitura dos títulos das lições, para isto sugiro três maneiras diferentes:
A) Uma parte da sala lê as lições ímpares e a outra parte lê as de número par.
B) Cada fila de alunos lê um título da lição.
C) A classe lê os títulos das lições, os professores a palavra-chave.

3 – Perguntem para os alunos o que é oração. Observem atentamente as respostas.


4 – Escrevam no quadro ou cartolina, as seguintes perguntas, uma de cada vez:
A QUEM ORAR?
QUANDO ORAR?
COMO ORAR?
ONDE ORAR?
POR QUEM ORAR?
Aguardem as respostas dos alunos. Em seguida, acrescentem outras informações contidas na lição, na Bíblia e/ou outras fontes de pesquisa

.
Observações:
 - Estas perguntas compõem os itens da lição.
- Sugiro a leitura e reflexão do texto “Consciente dos pequenos reparos”, após o estudo da pergunta “Quando orar?”

5 – Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “De Coração para coração”.

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