RSS

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas


Objetivos:
- Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
- Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:
- Perguntem: Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior. O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso? Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos),  ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

9 comentários:

Professor Érick Freire disse...

Querida Irmã tu és uma benção nas mãos de Deus, fico maravilhado por tantas dicas esplêndidas para ajudar os professor da Escola Dominical, que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais.

Que sejamos sempre parceiros nessa caminhada em Cristo jesus!!!

Sulamita disse...

Professor Erick, se não fosse o Espírito Santo que me ilumina e me orienta, não sei o que seria de mim diante da necessidade semanal de sugerir algo diferenciado e atrativo para os professores da EBD.

elianai disse...

irmã sulamita, a senhora é uma benção,essas dinâmicas da senhora ajuda muito o professor; e fazem os alunos ficarem mais entusiasmado com a ebd.que deus lhe abençoe.

Evangelista Fernando disse...

excelente blog, é de muito ajuda para lecionar a EBD, Parabéns...

A PAz do Senhor

Sulamita disse...

Elianai, obrigada pela visita ao blog. Fico feliz em saber que este blog tem proporcionado aulas mais atrativas para os alunos.Continue procedendo assim, promvendo aulas mais dinâmicas.

Sulamita disse...

Evangelista Fernando, obrigada pela visita ao blog. Sinto-me gratificada em saber que este blog tem lhe ajudado nas aulas da EBD.

Jorge Stefson disse...

Irmã Sulamita, que Deus continue te abencoando,para que vc possa continuar nos abencoando com essas valiosas orientações.

Anônimo disse...

ungida do senhor meu desejo é que o senhor continue te inspirando e renovando as suas forças nesta caminhada do conhecimento da palavra de Deus.

Anônimo disse...

Amada, será possível enviar para o meu e-mail a ilustração original?
rosanadnascimento@prof.educacao.rj.gov.br