RSS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face

Jovens e Adultos - Neemias: Integridade coragem em tempos de crise
Lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face
Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:

1 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana, apresentem os visitantes e observem quem são os alunos faltosos e procurem, posteriormente, entrar em contato com eles.

2 - Falem que antes de iniciar o estudo da lição 01, é necessário fazer uma panorâmica do trimestre, para isto apresento as indicações abaixo, que deverá ser realizada de forma objetiva:
- Apresentem o tema: Neemias – Integridade e coragem em tempos de crise.
- Perguntem: O que a figura da capa da revista tem a ver com o tema?
Espera-se que os alunos falem sobre a reconstrução dos muros de Jerusalém.
- Falem sobre o comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima. Na “Interação” da lição 01, vocês encontram informações sobre ele. Seria interessante, também mostrar uma foto do Pastor Elinaldo.
- Apresentem as 13 lições, lendo o título de cada uma, de forma alternada: vocês iniciam e os alunos falam a seguinte.

3 – Agora, comecem o estudo da lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face.
- Façam um breve “caminhar” pelo livro que servirá de fonte de consulta, então solicitem que os alunos abram a Bíblia. Vocês devem apresentar as partes principais do livro de Neemias por bloco de capítulos. Ao final, estimulem os alunos para que leiam este livro, durante estes primeiros 13 dias do trimestre.
- Façam uma linha do tempo, com uma breve retrospectiva histórica dos fatos que levaram o povo de Israel à crise que estavam vivenciando.
Para isto, utilizem um quadro ou cartolina. Façam uma linha, coloquem as datas principais e à medida que forem narrados os acontecimentos, vocês pregam os fatos já digitados(veja o item I da lição).
- Quando vocês estiveram trabalhando sobre o item II da lição, isto é, sobre a biografia de Neemias e falarem sobre o significado do nome desse personagem bíblico, sugiro que vocês façam uma surpresa para os alunos, entregando para eles um papel ou cartolina colorida, contendo o significado do nome deles, por exemplo:
Sulamita
Que possui a perfeição
A preferida de Salomão

Para isto, é importante que vocês saibam os nomes dos alunos e procurem com antecedência em sites de pesquisa o significado de cada nome.

- Ao término do item III e para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Líder em oração”.

Observação: Divulguem para os colegas professores do Discipulado I e II que eles também podem encontrar orientações para estas lições no Blog Atitude de Aprendiz.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

0 comentários: