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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dinâmica: Mala sem Alça

Objetivo: oportunizar a reflexão do nosso comportamento diante dos nossos opositores, tendo como exemplo o líder Neemias.

Material: bolsa ou pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.

Procedimento:
- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?
Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.
Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.
- Continuem perguntando: Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”? Como tem sido sua atitude diante dos seus opositores?
- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição, podemos considerar Sambalate eTobias como “os malas sem alça” na vida de Neemias e do povo judeu.
- Leiam Ne 4. 1 a 3.
- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa?
Se tivesse a alça, seria menos incômodo? Coloquem a alça e perguntem: E agora?
O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto. Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando?
Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.
- Falem: Que tal aprendermos com Neemias sobre este assunto?
- Trabalhem o conteúdo da lição, observando os seguintes pontos:
Qual a acusação?
Como se organizaram os opositores?
A estratégia de Neemias: Oração, vigilância(guarda), ação(reconstrução do muro).
Atitudes relevantes: o líder e o povo unidos com um objetivo único, Neemias não se intimidou nem se abateu, líder entusiasta.
- Para finalizar, falem da importância de observarmos o posicionamento de Neemias diante dos seus opositores. Devemos colocar a alça da mala, isto é, para melhor conduzir a situação, vamos agir como Neemias.
Por Sulamita Macedo.

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