RSS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lição 02: Liderança em Tempos de Crise

Jovens e Adultos - Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 02: Liderança em Tempos de Crise
Professoras e professores, para esta lição, indico as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email. Para isto é importante uma relação nominal com endereços, telefones, email e também data do aniversário.

- Apresentem o tema da aula: Liderança em Tempos de Crise.

- Para a condução das atividades da aula, sugiro a utilização da dinâmica “Exemplo a ser seguido”.
 
- Após a utilização da dinâmica apontada acima, reflitam com os alunos sobre as características da liderança de Neemias e dos líderes atuais.

- Para finalizar a aula, leiam o texto “O Sentido dos Gansos", já postado neste blog na categoria "Textos de Reflexão".

Observação: Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!

2 comentários:

ciana's blog disse...

A paz do Senhor, amada irmã.
Gostaria em primeiro lugar, dizer-lhe que tenho utilizado suas dinâmicas e meus alunos estão gostando muito delas. Porém creio que esta não poderei usar em minha sala pois como minha igreja é recém inaugurada, não tenho alunos suficiente para dividir em grupos. Gostaria de saber se tem alguma outra que eu possa realizar. Fico muito grata pela sua resposta, que sei, virá prontamente.
Que Deus continue abençoando seu ministério e lhe recompnsando ricamente.
Fica na paz.

Sulamita disse...

Ciana, sugiro algumas dinâmicas já postadas neste blog:
1 - "Projetando".
2 - "Árvore do sonho".
Estas duas vão trabalhar a importância das metas pessoais; Neemias tinha um plano, uma estratégia para a reconstrução do muro.
3 - "Reunião das Ferramentas": esta vai enfatizar a importância do trabalho em equipe, lembre-se que Neemias não trabalhou sozinho.

Ainda há a possibilidade de adaptar a dinâmica "Exemplo a ser seguido" para um grupo menor: você pode escolher poucas palavras e realizar a dinâmica, depois você acrescenta as outras características restantes a sua fala, quando estiver trabalhando os itens da lição.