RSS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lição 09: A Organização do Serviço Religoso

Jovens e Adultos - Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 09: A Organização do Serviço Religioso
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?

- Falem do tema da lição: A Organização do Serviço Religioso, através do resgate da função dos Sacerdotes e Levitas, relacionando-os a uma solenidade de inauguração dos muros de Jerusalém.

- Leiam os versículos da Leitura Bíblica em Classe (Ne 12. 27 – 31, 43).
Nesta leitura, procurem destacar as pessoas envolvidas e suas funções, nesta inauguração do muro. Apresentem figuras de Sacerdote e Levita, para melhor ilustração destes personagens.

Vocês sabiam que quando se utiliza recurso visual, a retenção da aprendizagem aumenta para 50%?
 
- Trabalhem os itens da lição.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Celebração”.

Tenham uma produtiva aula!

Planejem, não improvisem! 
Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.

2 comentários:

ciana's blog disse...

A paz do Senhor, amada irmã! Simplesmente AMO suas dinâmicas, e sempre estou utilizando em minhas aulas, o que torna inclusive muito melhor a compreensão mais fácil. Estou tendo dificuldades com minha classe,pois apesar de gostarem das aulas, os alunos estão cada dia mais ausentes,não sei o que fazer, estou sempre brincando com eles, chamando-os, até propus neste trimestre dar uma bíblia de estudo para o que menos faltasse, no dia eles amaram a idéia, só que agora, tem domingo que só vai 1 ou 2 alunos. Minha classe é pequena, temos doze matriculados, e este número tem se resumido. Não sei o que fazer pra chamar a atenção deles. As vezes acho que o problema sou eu, talvez eu não deveria ter aceito esta oportunidade, não sou uma teóloga, tenho me esforçado pra estudar e entender o conteúdo das lições, busco meios de chamar a atenção deles, isto tem me deixado um pouco frustrada.
Fica na paz. Ciana

Sulamita disse...

Ciana, procure conversar com cada aluno em particular para saber a razão das faltas. Se você julga que o problema está em você, sugiro que faça uma avaliação do seu trabalho com a turma e depois faça uma auto-avaliação. Creio que isto vai te ajudar a compreender a situação. Não se preocupe pelo fato de você não ser teóloga, prepare-se para ministar a aula! Um abraço.