RSS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Dinâmica: Liderança Bem- sucedida

Objetivo:
Promover a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Neemias.
Material: 
15 folhas de papel ofício, pincel atômico e fita adesiva.
½ folha de papel ofício, com os sinais das quatro operações (soma, adição, subtração e divisão), do lado esquerdo do papel, um abaixo do outro.
Procedimento:
- Falem: Depois do que já estudamos sobre o líder Neemias, quais características podemos apontar para confirmar o título da lição “A Integridade de um Líder”?
- Aguardem as respostas e anotem cada resposta em 01 folha de papel ofício.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras: humilde, prudente, temente a Deus, tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus, preparado por Deus, íntrego espirtualmente e moralmente, orava, amava a Deus e Sua palavra, adorava a Deus rejeitava o erro e corrigia.
- Montem um muro com estas folhas.
- Agora falem: Uma construção é erguida tijolo por tijolo, passo a passo. Estas características formam um todo - o muro. Na nossa vida espiritual e moral, o que cada tijolo (característica) pode representar para você como líder na sua casa, igreja ou trabalho? O que podemos aprender, modificar (retirando ou acrescentando) nas nossas características enquanto líderes?
- Solicitem aos alunos para que realizem uma auto-avaliação e entreguem para eles, uma folha de papel ofício com os sinais das quatro operações.
- Falem: Na reparação do muro e nas outras ações promovidas por Neemias, aconteceram atividades relativas aos sinais das quatro operações, soma de esforços, retirada dos erros, multiplicação de vidas restauradas, divisão de responsabilidades etc.
E, quanto, a vocês, o que podem analisar?
- Falem:
Para o sinal de adição, o que vocês julgam que precisa acrescentar na sua liderança?
Para o sinal de subtração, o que vocês julgam que precisa ser diminuído, retirado na sua liderança?
Para o sinal de multiplicação, o que vocês julgam que precisa ser multiplicado na sua liderança?
Para o sinal de divisão, o que vocês julgam que precisa ser repartido, compartilhado na sua liderança?
- Orientem-os a escrever as respostas ao lado de cada sinal.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: