RSS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Lição 03: Salmos falam de Dor

Currículo do Ano 3 – Edificando a Vida Cristã através dos Salmos
Lição 03: Salmos falam de Dor
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da aula: Salmos falam de Dor.
- Iniciem o estudo da lição, desenhando no quadro um monte e falem que representa as dificuldades, o sofrimento, a dor que porventura esteja passando. Desenhem a figura de uma pessoa no topo e embaixo do monte e falem que ora estamos com o alcance da vitória, ora estamos diante do monte, com problemas a serem resolvidos.
- Trabalhem o tema da lição.
- Utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
- Para finalizar, oportunizem aos alunos um momento para compartilhar pedidos de oração. E, por fim, façam uma oração pelos alunos.
Tenham uma excelente aula!

Dinâmica: Vencendo o Gigante
Objetivo: Refletir sobre as condições para vencer os obstáculos.
Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.
- Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento etc.
- Leiam: I Sm 17. 23,24,37,40,41,42,48,49.                                                   
- Solicitem que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele dever ter para vencer o gigante.
Por exemplo: oração, jejum, conselho etc.
- Para concluir, leiam Salmo 34.19 e João 16.33.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: