RSS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lição 07: Salmos falam de Amor à Bíblia


Currículo do Ano 3 – Edificando a Vida Cristã através dos Salmos
Lição 07: Salmos falam de Amor à Bíblia
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo do tema da lição falando sobre a obediência as normas, orientações, ordem, nos mais diversos aspectos, quer seja no trânsito, na escola, em casa, na igreja, manual de instalação de um produto, receita de um bolo etc.
Questionem a razão das regras e suas conseguências positivas quando observadas e postas em práticas, ou negativas quando infringidas. Quem são os beneficiados ou vítimas?
Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é um manual de regras, nos guia e nos orienta em vários aspectos.   
- Leiam o texto “Desvio de Rota”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Você Sabe Seguir Instruções?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Você Sabe Seguir Instuções?
 
Objetivos:
Refletir sobre a importância da leitura bíblica e obediência à Palavra de Deus.
Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material: 01 cópia para cada aluno da atividade “Você sabe seguir instruções?”(ver abaixo) e caneta.

Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos alunos.
- Conforme orientação inicial do texto, o aluno deveria ler tudo antes de realizar qualquer outra ação. Mas, os apressados não observam esta consigna e realizam as ações solicitadas.
- Durante a execução da atividade, observem se algum aluno observou a orientação inicial do texto e, sem que os demais vejam, solicitem que não falem que os colegas estão errados.
- Depois que todos terminarem, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem as respostas.
- Então, falem: Muita vezes não observamos o que a Bíblia nos ensina e nos adverte e, por conseguência,  cometemos falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e obedecer.
- Leiam:
Sl 119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho”.
Mt 7.24 “Todo aquele que, pois,  que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.

Texto da Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autor desconhecido.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Desvio de Rota
                No filme mudo de 1923(Nossa Hospitalidade), o comediante e acrobata Buster Keaton realizou uma façanha ousada perto de uma catarara. Um  cabo de aço, chamado de cabo de contenção, escondido na água e atado ao acrobata, impediu-o de ser tragado pela queda d’água.
                Durante a filmagem, o cabo quebrou e Keaton foi arrastado em direção as cataratas. Ele conseguiu agarra-se a um galho inclinado sobre as águas, ao qual se segurou até que a equipe pôde resgatá-lo. A cena dramática aparece no final do filme.
                Ser arrastado por perigos involuntários pode produzir filmes emocionantes. Todavia, na vida real, perigos deste tipo são geralmente sinalizados por placas de advertência para evitar que pessoas se aventurem em caminhos perigosos.
                De forma semelhante, a Bíblia nos deu sinais de advertência sobre o distanciar-se da segurança da Palavra de Deus. “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”(Hb 2.1).
                Quando não nos firmamos na Palavra de Deus por meio do estudo e reflexão, é fácil desviar a rota. À semelhança de uma forte correnteza, as atrações deste mundo corrompido nos levam para o pecado. Mas quando meditamos nas escrituras e buscamos a orientação do Espírito Santo, aprendemos sobre a veracidade de nossa âncora espiritual e permanecemos seguros, mesmo em meio aos perigos da correnteza deste mundo. HDF
Fonte: Nosso Andar Diário(15.02.2009).

0 comentários: