RSS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lição 09: Salmos Falam de Realização de Sonhos


Currículo do Ano 3 – Edificando a Vida Cristã através dos Salmos
Lição 09: Salmos falam de Realização de Sonhos
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema da aula: Salmos falam de realização de Sonhos.

- Utilizem um filme sobre José. Antes da aula, assistam ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais importantes para apresentar para os alunos e reflitam sobre os sonhos e as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem que Deus está no controle de todas as coisas.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair

Objetivo: Estabelecer ações para realização de projeto pessoal.

Material: Para cada aluno: 01 bexiga( balão de aniversário), ¼ da folha de papel ofício, uma caneta, ½ folha de papel ofício, contendo a tabela(ver abaixo).

Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.  
- Peçam para que eles escrevam um sonho pessoal no pedaço de papel e coloquem-no dentro da bexiga.  Não se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem seus nomes tanto no papel como também na bola.
- Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e perguntem o que significa a expressão “não deixar a bola cair” em relação ao sonho que almejam.
- Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o estabelecimento de metas e ações para o alcance deste planos, entreguem para os alunos a folha de papel ofício com a tabela abaixo:

Nome_____________________________________     Local/Data_________________________________

Escreva uma meta pessoal para realizar em 03 meses:
Ações para concretizar a meta:




Escreva uma meta pessoal para realizar em 06 meses:



Ações para concretizar a meta:



Escreva uma meta pessoal para realizar em 01 ano:

Ações para concretizar a meta:




-Leiam Lc 14.28: “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”
Em seguida, falem: Qual de vocês que tendo um projeto não se assenta para elaborar as ações com o objetivo de alcançar suas metas, seus objetivos?  
- Estipulem um tempo para os alunos  escreverem o sonho colocado na bola, preenchendo a tabela, procurando acrescentar as ações que devem ser empreendidas para o alcance destes planos.
- Não recolham as tabelas. Orientem os alunos para guardarem este material e observar as ações semanalmente para a consecução das metas de forma satisfatória.
Por  Sulamita Macêdo.

2 comentários:

Ney Meirelles disse...

a cada semana vc me surpreende amada Sulamita,continue nos abeçoando atraves das dicas,dinamicas pedagógicas,dos subsideos.Deus a abençoe hoje e sempre.A paz amada.

Sulamita disse...

Ney Meirelles, obrigada por sua visita. Eu também me surpreendo com as ideas que me aparecem. Reconheço que é a iluminação do Espírito Santo.