RSS

terça-feira, 6 de março de 2012

Dinâmica: Quem é você, Mulher?


Objetivos:
Refletir sobre a importância da mulher diante dos múltiplos papéis que executa nos mais variados setores da sociedade.
Refletir sobre a valorização da mulher.
Refletir sobre a importância da auto-estima elevada que a mulher deve ter.

Material: 01 espelho dentro de 01 caixa. A caixa deve ser fechada.

Procedimento:
- Falem para as alunas, mostrando a caixa fechada: “Aqui dentro tem uma foto de uma pessoa muito importante”.
- Solicitem para que cada aluna abra a caixa e olhe para a “foto”, isto é, a imagem dela refletida no espelho. Peçam para que não revelem a identidade da pessoa e nem que há um espelho ao invés de uma foto.
 - Depois disto, peçam para que elas digam características da pessoa da “foto”. Com certeza as respostas serão bem diferentes, pois cada uma vai falar de suas próprias características.
- Então, perguntem: Afinal, quem é a pessoa da “foto”? Aguardem as respostas.
Espera-se que elas digam que se refere à mulher, com as mais variadas características: alta,baixa, magra, fofinha, extrovertida, calma, alegre, trabalhadora, estudante, amorosa, mãe, esposa, solteira etc.
- Certamente aparecerão também características de pouca valorização da mulher, decorrente de ações por parte de quem ela convive e/ou também por baixa auto estima.
- Então, leiam Lucas 13. 10 ao 13, texto no qual encontramos a cura de uma mulher que era encurvada. Imaginem como era incômodo para esta mulher viver desta forma, peçam então para alguém da classe ficar encurvado por alguns momentos. Falem da dificuldade dessa mulher em enxergar o que a cercava e também sua condição como pessoa, como mulher enfrentando tal problema. Mas, algo maravilhoso aconteceu que ela ficou curada e passou a ter uma visão diferente de si mesma e das coisas que a cercavam. Solicitem que a pessoa da classe volte a posição normal e perguntem como se sentiu, ficando encurvada.
- Agora, perguntem : Quem é você, hoje? Encurvada diante de sua situação ou de cabeça erguida mesmo enfrentando problemas?
- Continuem, falando: Muitas mulheres podem estar passando por situação semelhante, mas lembrem-se que a “foto” que você viu de si mesma, é feitura das mãos de Deus, valorizada por Ele. Então, levante a cabeça, mude a visão que tem de si mesma e da situação que a cerca.
- Falem, no dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Hoje, estamos aqui homenageando-a.
- Para finalizar, presenteiem as alunas com um espelho pequeno ( se houver condições).
Por Sulamita Macedo.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa irmã, este post foi confirmaçao de Deus... Eu estava procurando alguma dinâmica para fazer com as meninas da minha igreja, agora no encontro. Glória Deus pela sua vida.

Unknown disse...

Vdd

Unknown disse...

Vdd

Anônimo disse...

A Paz do Senhor! Deus lhe abençoe, me ajudou muito. Que o Senhor continue te usando! bjos