RSS

terça-feira, 13 de março de 2012

Lição 12: O Propósito da Verdadeira Prosperidade


Jovens e Adultos: A Verdadeira Prosperidade
Lição 12: O Propósito da Verdadeira Prosperidade
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema da aula e procurem definir o termo “propósito”, para tanto perguntem o que os alunos entendem desta palavra, se necessário apresentem o conceito do dicionário ou da palavra-chave da lição.

- Em seguida, façam um levantamento das ideias dos alunos sobre o tema da aula e escrevam as respostas no quadro ou cartolina.

- Trabalhem os itens II, III e IV da lição. À medida que vocês trabalharem o conteúdo desses itens, vocês podem comparar com as respostas dos alunos antes obtidas, acrescentando ou corrigindo ou confirmando as ideias emitidas.

- Trabalhem o item I da lição, enfatizando que somos despenseiros de Deus. 

- Leiam o texto “Abastança”, que proporcionará a reflexão sobre o investimento no Reino de Deus.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica Cabo de Guerra.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

No próximo trimestre, fornecerei orientações pedagógicas para a lição de Adolescentes.
Atenção,  professores da lição de Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II. 

Leiam com atenção, este trecho extraído do livro “As 7 Leis do Aprendizado” , do Dr. Bruce Wilkinson, Editora Betânia.

                “ O Método da Aprendizagem
                 Pensemos por um instante no que precisa estar presente numa sala de aula cristã, para que haja uma experiência de ensino-aprendizagem. Abaixo encontram-se listados cinco elementos que estão presentes em toda sala de aula, classe de escola dominical, templo, e em grupos de estudo bíblico nos lares.
1.       Os alunos – indivíduos que devem aprender a matéria.
2.       O assunto – o conteúdo(ou a arte) a ser aprendido).
3.       O estilo – a maneira ou método através do qual o conteúdo é ensinado.
4.       O Orador – o instrutor ou professor que leva o aprendizado.
5.       O Espírito – a presença e a influência do Espírito Santo.
Esses são, em última análise, os geradores da aprendizagem. A forma como você lida com esses cinco elementos básicos determinará seu sucesso ou fracasso na sala de aula. Se as suas aulas estão indo bem – isto é, se você está levando os alunos a aprenderem – é porque esses cinco se encontram em harmonia. Se as aulas as aulas não estão  saindo como deviam, um ou mais desses elementos estão em más condições, e precisam de ajustes”.
Pense nisto!

2 comentários:

Christofer Freitas disse...

Parabéns por este blog. Estava procurando no google uma dinâmica para a aula de domingo 18 de março e achei o seu site. gostei muito. posta sempre orientações didáticas para as aulas? qual seu email de contato pois a opçao contact nçao fuinciona. Deus abençoe.

Christofer - B Hte / MG

Sulamita disse...

Christofer, obrigada por sua visita.
Faça as orientações pedagógicas toda semana, para ser mais precisa, até a terça-feira pela manhã. Deixe seu email que entrarei em contato.