RSS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dinâmica: O que tenho de melhor para presentear!

Objetivo: Refletir sobre o que temos apresentado diante de Deus e enfatizar a fidelidade para com Deus.

Material: 01 frasco de mirra (óleo), que se encontra a venda nas livrarias evangélicas, normalmente com 10 ml e valor bastante accessível.

Procedimento:
1 - Falem: A cidade de Esmirna era exportadora de mirra. Falem o que é, para que serve e como é obtida.
“A mirra é uma árvore espinhosa que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo e frutos pontiagudos. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol. Árvore de nome botânico Commiphora molmol. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".
A resina que se obtém dos seus caules é usada na preparação de medicamentos, devido as suas propriedades anti-sépticas.

Os egipcios empregavam a mirra no culto ao deus Sol e como ingrediente mumificação, uma vez que suas qualidades embalsamadoras já eram conhecidas. Até o século XV, era usada como incenso em funerais e cremações. É também utilizada em algumas celebrações religiosas.
 A sua fragrância também pode ser utilizada em incensos para dar um leve aroma de terra ou como aditivo para o vinho.
Atualmente, utilizam-se comercialmente os componentes da mirra em produtos como loções, pastas de dente, perfumes e outros cosméticos.
A mirra é obtida através da resina da casca ou espremendo-se a madeira da planta”.  (dados da Internet).

2 - Depois, apresentem para os alunos um frasco de mirra e deixem que os alunos sintam o aroma.

3 – Falem: Este óleo(mostrem o frasco com mirra) é utilizado para unção. Leiam: Êx. 30:22-25:
"Falou mais o Senhor a Moisés dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura MIRRA, quinhentos siclos; e de CANELA aromática, a metade, a saber, duzentos e cinqüenta ciclo , e de CÁLAMO aromático, duzentos e cinqüenta ciclos; e de CÁSSIA, quinhentos siclos, segundo o siclo do Santuário; e de azeite de OLIVA, um him. E disto farás o azeite da Santa Unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da Santa Unção".
Perguntem: Para que somos ungidos? Escolhidos?

4 – Ainda, falem: A mirra está também relacionada com a preparação da noiva(Igreja) para se encontrar com o noivo(Jesus). Leiam Ester 2.12:
“Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e unguentos em uso entre as mulheres)”.
Perguntem: Como estamos nos preparando para nos apresentar diante de Deus?
 5 – Depois, leiam Mateus 2:10 e 11:
“Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
Falem: Os magos do Oriente trouxeram presentes valiosos para Jesus. E nós, o que temos dado?
Nossa fidelidade? Nosso compromisso com os valores do reino de Deus e com Sua Palavra?
Temos firmeza de fé, para testemunhar nesses tempos trabalhosos?
Nosso trabalho no reino, de forma prazerosa e consciente?

6 – Para finalizar, falem: A igreja de Esmirna era fiel testemunha sofrendo perseguições e a Bíblia nos adverte:  “...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2. 10).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: