RSS

terça-feira, 24 de abril de 2012


Dinâmica: A Aliança
Objetivo: Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na nossa vida espiritual, maculando o relacionamento entre a igreja(a noiva) e o noivo(Jesus).
Material: 01 aliança, 01 flanela e polidor de metais.
Procedimento:
- Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.
- Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.
- Exemplificando estes tipos de concerto, mencionados no item anterior, leiam:
 II Sm 23.5: “ Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado...”
Gn 28. 20 a 22: “ E Jacó votou um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu em paz tornar a casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.
 I Sm 18.3: “ E Jonatas e Davi fizeram aliança; porque Jonatas o amava como a sua própria alma.”
- Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.
- Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.
- Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.
- Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.
- De que forma podemos extrair exemplos disto com a nossa vida cristã?
Somos a noiva do cordeiro, nossa aliança, nosso compromisso é com Ele, não podemos deixar que as impurezas  emperrem a nossa vida espiritual com o noivo, deixando os valores de outro reino invadir nossas mentes.
- Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado nosso relacionamento com o noivo. Não sigamos o exemplo da igreja de Pérgamo, casada com o mundo.
- O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração etc.
- Para finalizar, leiam:
Ef 5.26 e 27 : “Para santificar, purificando-a  com a lavagem da água pela palavra. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.
Jo.  15.2 e 3 : “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpo, pela palavra que vos tenho falado”.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: