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segunda-feira, 25 de junho de 2012


Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 01: Família, para quê?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, perguntando: Para que serve a família?
Aguardem as respostas. Espera-se que os emitam respostas como segurança, amor, carinho, cuidado, união, mas pode ocorrer que outros digam que serve para atrapalhar a vida deles, pois nesta fase existe aquela rebeldia e inconformismo com os lideres de um modo geral.

- Depois, falem que a família foi criada por Deus e leiam Gn 2.18.

- Apresentem para os alunos quais os objetivos dessa criação, colocando no quadro ou cartolina as palavras abaixo:

PROCRIAÇÃO
GOVERNO
ADORAÇÃO


- Depois, leiam Gn 1. 27 e 28

- Para trabalhar sobre a preservação da família, utilizem a seguinte atividade:

1 – Arrumem as cadeiras, fastando-as para deixar um espaço para uma atividade tipo boliche.
2 - Coloquem peças de boliche ou garrafas tipo pet no final da sala, com o nome FAMÍLIA.
3 – Nas bolas do boliche, coloquem um nome que se refere aos dos ataques de satanás à família, como: divórcio, união homossexual, brigas, falta de amor, falta de respeito etc.
4 – Falem: A família tem sido alvo de muitos ataques de satanás. Peçam aos alunos para pegar uma bola, ler o que nela está escrito e em seguida procurar acertar as garrafas de boliche.
5 – Depois, falem sobre estes problemas. E em seguida, leiam o texto “Não Faça dos Outros o seu Bode Expiatório”, que proporcionará a reflexão sobre atritos familiares e pensar conjuntamente como evitar situações semelhantes.

- Perguntem: Mas, o que fazer para preservar a Família?
À medida que vocês falarem, vocês solicitem para que os alunos levantem cada peça de boliche.

- Para finalizar a aula, façam uma oração pelas famílias dos alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: Não Faça dos Outros o seu Bode Expiatório

            Jorge trabalhava numa firma, era cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia Jorge cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
            Chegou em casa e, estando sua esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua raiva em cima dela, dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu patrão quando fora humilhado. Desabafou para a esposa:
            - Eu trabalho sem descanso, nunca deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego em casa, nem mesmo tenho o que comer...
            Ele se dirigia à esposa, mas era a seu patrão que ele estava querendo agredir.
            A esposa, muito chateada, calou-se, mas não se conformou. Quando seu filho chegou da escola cansado e colocou seu material em cima do sofá, ela desabafou:
            - Você não reconhece todo o meu trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em qualquer lugar...
            Na verdade não estava dizendo isso para seu filho e sim para seu marido.
            O menino subiu para seu quarto e, quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima de sua cama. Deu um chute no cachorro, gritando:
            - Você fica deitado em qualquer lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
            Não estava querendo dizer isso para o cachorro e sim para sua mãe.
Autor desconhecido.

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