RSS

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da vida
Lição 04: Superando os Traumas da Violência Social

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem sobre o tema da aula: Superando os Traumas da Violência Social.

- Iniciem o estudo do tema, falando que a origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5). Então, a violência não é algo do mundo moderno.

- Dando continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “Estamos no mesmo Barco”.

- Para finalizar a aula, façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescente se jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por  situações constrangedoras e humilhantes na escola, e , seus pais e eles mesmos precisam denunciar  estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.

 Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

3 comentários:

ciana's blog disse...

Esta lição vai ser muito difícil pra mim. POis tenho sofrido uma constante violência psicológica por parte de meu marido... Nem sei se vou conseguir chegar lá. Me ajudem em suas orações...

Sulamita disse...

Ciana, como foi a aula?

ciana's blog disse...

Realmente não tive condições de ministrar esta aula. Outra professora o fez. Estou estudando a nova lição que fala sobre a viuvez, por ser um assunto que não interfere muito em minha vida, talvez eu consiga. Estou num momento muito difícil, onde minhas estruturas estão abaladas, então tudo que tenho tentado aprender tem exigido um esforço quase que sobre-humano de mim.