RSS

domingo, 15 de julho de 2012


Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 04: Mas eu nasci assim...

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, afirmando que há 04 tipos de temperamentos: Sanquíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.

- Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).

Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento? 

Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a realização do teste para descobrir qual o temperamento predominante no aluno, lembrando-lhes que sempre há a mistura de dois ou três deles em uma pessoa. 

Façam cópias dos tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 26 e trabalhem as características com os alunos. Se não souberem o significado de alguma palavra, procurem no dicionário.
Indico ainda alguns sites, nos quais vocês encontrarão outros modelos de teste.
www.artigonal.com /como-e-seu-temperamento-faça-o-teste
- Vocês também podem trabalhar os tipos de temperamentos com exemplos de personagens bíblicos, veja em www.edificaçaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Convivência
Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou promovido nos relacionamentos.
 
Material: ½ folha de papel ofício, lápis grafite e borracha.

Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas. Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu? Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.
Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Christofer Freitas disse...

Graça e Paz!

Booooooooom Dia!

Nossa EBD está crescendo, semana passada aluno ficou em pé na nossa sala, mesmo insistindo que providenciaríamos uma cadeira para ele, ele continou em pé (ele é o nosso dirigente). Glória a Deus.

Temos tido também às terças-feiras, cursos de aprofundamento bíblico, ministrados por obreiros com no mínimo, graduação em Teologia. Estou amando.

Mas....socorro!

1º) Fui escalado para lecionar para adolescentes (nunca dei aula pra eles) no dia 26/07 na nossa EBF, com o tema proposto de "O adolescente na sociedade atual". Pretendo caminhar para a área de como o adolescente cristão deve se portar na sociedade, testemunho de vida, deveres e obrigações, etc. Não tenho nenhuma material sobre o tema, poderia me ajudar? Teria alguma dinâmica bem interessante que eu pudesse trabalhar com eles?

2º - Domingo próximo lecionarei sobre a lição sobre violência. Além da lição, vou entrar no tema sobre prevenção, pois sou policial militar. Acontece que será classe única, ou seja, além dos meus alunos da mocidade, estarão presentes também os irmãos e as senhoras. Exceto a dinâmica que a Ensinador Critão já nos traz neste trimestre, poderia me indicar alguma outra dinâmica que se encaixasse nesse público tão diverso?

Obrigado.

Sulamita Macêdo disse...

Christofer, fico feliz aos saber do crescimento da EBD como também do preparo que você está tendo. Continue assim.
Quanto a dinâmica para trabalhar com os adolescentes que tal:
Vestindo a Camisa
Luz do Mundo
Sal da Terra
Teia de Jezabel
estas dinâmicas estão postadas no blog no marcador "Dinâmicas".

Quanto a dinâmica sobre violência, que tal a dinâmica "Estamos no mesmo Barco" sugerida para lição de domingo, que postei agora?