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segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 07: Pais separados. Em quem confio?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem sobre o tema aula: Pais separados. Em quem confio?

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Cabo de Guerra”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.

- Para finalizar, façam uma oração pelas famílias dos seus alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cabo de Guerra
 
Objetivo: Refletir sobre a situação dos filhos divididos entre atenção e orientação dos pais separados.

Material: uma corda, palavras digitadas: PAI, MÃE, VOCÊ.

Procedimento:
- Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta, vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão, equivalendo a metade da corda.
- Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
. Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.

. Coloquem de um lado da corda a palavra “PAI” e do outro lado “MÃE”.
. No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
- Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta demarcação.
- Solicitem aos dois alunos para iniciar o jogo e solicitem que os demais observem.
- Depois, perguntem o que estamos vendo? O que isto pode exemplificar?
Aguardem as respostas. Fiquem atentos as falas dos alunos, pois nesse momento, alguns podem se identificar com esta situação.
- Falem apontando para o cabo de guerra: Alguns alunos podem estar passando por uma situação semelhante a um cabo de guerra, pois possuem pais separados. O pai puxa para um lado, a mãe para o outro. E você, no meio dessa guerra. O que fazer?
- Depois, trabalhem com os alunos os pontos levantados na lição, enfatizando que embora os pais  estejam separados,  precisam apoiar, orientar, amar os filhos.

Ideia original da brincadeira Cabo de guerra: desconhecida
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.

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