RSS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores

Professoras e professores, para a panorâmica do trimestre e  lição 01, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Organizem a aula em dois momentos: a primeira para a Panorâmica do Trimestre e depois a lição 01.

Parte 1 - Panorâmica do Trimestre:

- Mostrem a capa da revista e apresentem o tema: Os Doze Profetas Menores – Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo.

- Explorem a figura da capa da revista, perguntando:

O que vemos? Objetos antigos que se referem à escrita e edificações modernas.
O que isto tem a ver com o tema?  Os livros “Profetas Menores”, apesar de terem sido escritos há muito tempo, trazem no seu conteúdo lições importantes para os dias atuais.

- Falem sobre o Comentarista, o Pastor Esequias Soares. Vocês encontram informações na interação da lição 01. Se possível, apresentem uma foto dele.

- Apresentações dos temas das 13 lições, da seguinte forma:

Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem sobre as 05 divisões do AT, mostrando no índice os livros que compõem cada parte:

Pentateuco: de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)
Históricos: de Josué a Ester(12 livros)
Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)
Profetas Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)
Profetas Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).

Nesta úlitma parte, falem: Estes 12 livros(Profetas Menores) serão  o conteúdo das nossas lições deste trimestre, estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.

Parte 2 - Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores

- Nesta lição, serão apresentadas informações gerais destes livros, trabalhem  de  forma objetiva os seguintes pontos:
A  origem do termo “Profetas Menores”
Contexto histórico da época dos Profetas Menores
Inspiração e autoridade destes livros
Mensagem dos livros e sua atualidade

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu te Conheço?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar  subsídios Pedagógicos no Blog Atitude de Aprendiz!

Pensem nisto!

Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferecidadas nas aulas!


“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

0 comentários: