RSS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Dinâmica: Tolerância Zero

Objetivo: Exercitar a tolerância com o próximo.

Material:
- 03 palavras digitadas: SENHOR, VINGANÇA e CONTRA
- 01 texto(veja abaixo no procedimento).

Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Entreguem para o grupo 01 a palavra VINGANÇA, para o grupo 02 a palavra CONTRA. Todos deverão saber quais as palavras do seu grupo como também do outro grupo.
- Falem: Será lido agora um texto e quando for lida a palavra que vocês receberam, o grupo deverá ficar em pé imediatamente e depois sentar-se. Quando for lida palavra SENHOR todos deverão ficar em pé(se sua classe não for dentro do templo, os alunos podem bater palmas ao invés de ficar em pé).

Texto para leitura: Naum 1. 2, 3 e 9
“O SENHOR é um Deus zeloso e que toma VINGANÇA; o SENHOR toma VINGANÇA e é cheio de furor; o SENHOR toma VINGANÇA CONTRA os seus adversários e guarda a ira CONTRA seus inimigos.
O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Que pensais vós CONTRA o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”.

- Comecem a ler o texto e parem após a leitura do primeiro versículo e falem: acho que alguém não entendeu ou não teve atenção, foi só um ensaio. Mas, vamos recomeçar.
Então, reiniciem a leitura e observem o comportamento dos alunos com relação a tolerância ao colega que não está realizando a ação de forma rápida ou até mesmo porque não está atento ou não prestou atenção as orientações dadas no início da dinâmica. Não corrijam nenhuma atitude, mas continuem lendo o texto até o final.

- Agora, trabalhem com os alunos as seguintes ideias.
Estar pronto para praticar algo é necessário conhecer a orientação e obedecer.
Estar atento para ouvir se o comando é para você e para o grupo.
Ser tolerante com o colega que não apresentou a atenção aos comandos.
Até que ponto a tolerância pode continuar?
Há alguém que está cometendo erro de forma deliberada ou não, como proceder?
Há alguém que errou no início e depois desistiu?
Há alguém que, mesmo cometendo erros no início, depois procurou ter atenção as regras e obedeceu?


- Agora, façam relação dessas ideias com a situação dos ninivitas e também a nossa realidade hoje e depois falem sobre a misericórdia de Deus para conosco e que a porta da graça hoje está aberta, mas haverá um tempo que será fechada e será tarde demais para o arrependimento.

Ideia original desconhecida da utilização de texto, palavras-chave e movimentos para dinâmica.
Elaboração desta dinâmica por Sulamita Macedo.

4 comentários:

Ismael Brito disse...

A Paz do Senhor! Em primeiro lugar, venho parabenizar a amada irmã pela grande ajuda que nos tem dado ao longo desses dias. Já a acompanho a algum tempo mas, não havia criado uma conta para comunicar, visto que recentemente iniciei a Gratificante tarefa de postar assuntos relacionados ao meio Cristão, expresso meu muito obrigado a você por, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, ter-me ajudado tanto no desenvolver de meus trabalhos no ambiente da EBD onde congrego. Aplico sempre as dinamicas e lhe digo - são ótimas, continue com este maravilhoso trabalho. Irmã Sulamita, estou lhe seguindo no Blog, caso encontre um tempinho, peço que a irmã possa entrar no meu blog (aqui eu aprendi) e me dizer o que achou, mas já antecipo que sou novo no "ramo" rsrsrs. um abraço.
Ismael Brito.

Sulamita disse...

Ismael, muito obrigada por seu comentário. Fiquei feliz ao saber que aqui neste blog você tem encontrado algo que está sendo aplicado e que está dando certo.
Parabéns pela disposição em fazer um blog.
Preciso do endereço do seu blog para visitá-lo.

Ismael Brito disse...

A Paz do Senhor! Me perdoe, esqueci de enviar o endereço do blog, segue: aquieuaprendi.blogspot.com
Ficarei muito honrado pela sua visita pois a admiro muito. Obrigado pelo apoio. Gostaria de pedir a irmã sua permissão para mencionar em meu blog assuntos extraídos do seu blog (como por exemplo o Informativo sobre Israel). Que Deus Nosso Senhor continue lhe agraciando com o conhecimento. Tem nos ajudado muito! Obrigado. Ismael.

Sulamita disse...

Ismael, você pode copiar algo deste blog, mas é interessante colocar a fonte, não somente do meu ou de qualquer outra fonte de pesquisa.
Visitei seu blog, gostei do texto do burrinho, já conhecia de outra forma quando alguém em uma palestra falou sobre a síndrome do jumentinho que carregou Jesus. Muito interessante!