RSS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 10: Mil anos de paz

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

Costumeiramente, tenho colocado em todas as lições, esta parte inicial da aula. Parece ser desnecessário, mas não é! Mesmo sendo repetitivo, ainda há professores que desprezam este contato inicial com os alunos.
Já constatei que em alguns blogs há uma cópia do que oriento para as aulas, entretanto é feita a retirada desta parte inicial. Entendo que dessa forma a aula está incompleta.
A repetição desta parte inicial pode servir para lembrar ao professor, mais uma vez,  o quanto é importante estabelecer e manter vínculos com os alunos, e, esta é uma das formas de fazer isto. Como também pode servir para o professor que ainda não faz,  saber o quanto é necessário e importante este momento no início da aula.
“Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1

- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz a principal característica desta época.

- Falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor.

-  Perguntem: O que vocês acham que pode acontecer em um período de Paz?
Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

- Depois, trabalhem o que a Bíblia afirma sobre os fatos que acontecerão no Milênio, apresentando as referências bíblicas(vejam na pergunta “g” da lição).
Agora retomem as respostas dos alunos, lendo-as e a analisando-as no contexto do período milenal.

- Diante do exposto, certamente os alunos vão ficar curiosos para saber quando e onde e por que acontecerá este período de tanta paz e ainda quem participará e o que farão no Milênio. Então falem sobre estes pontos de forma objetiva.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Paz”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Paz

Objetivos:
Refletir sobre a paz.
Promover descontração.

Material:
1 - Um cartaz com as seguintes palavras:

PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR - UM ABRAÇO
GARRA - TROCA DE LUGAR
SORRISO - GARGALHADA

2 – 01 rolo de fita adesiva.
3 - Texto “O Garotinho chamado Amor”(postado abaixo no procedimento)

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem que será lido um texto e quando as palavras PAZ, AMOR, GARRA e SORRISO  forem lidas,  os alunos deverão realizar algumas ações. Então, apresentem o cartaz descrito no item material, leiam o seu conteúdo e depois coloquem em lugar visível.
- Agora, leiam o texto “O Garotinho chamado Amor”
“Era uma vez um garotinho chamado AMOR. O AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ. 
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia  PAZ.  Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós  e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte.
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim, sim, encontrei!”
Autoria desconhecida.
- Perguntem: O garoto chamado Amor encontrou a Paz nos colegas; é  importante que tenhamos paz uns com os outros e que pratiquemos atitudes promotoras de paz cotidianamente.
Mas, é muito importante sabermos que a verdadeira fonte de paz encontramos somente em Jesus.
- Para concluir, leiam Jo 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá...”

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: