RSS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 11: Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

Costumeiramente, tenho colocado em todas as lições, esta parte inicial da aula. Parece ser desnecessário, mas não é! Mesmo sendo repetitivo, ainda há professores que desprezam este contato inicial com os alunos.
 Já constatei que em alguns blogs há uma cópia do que oriento para as aulas, entretanto é feita a retirada desta parte inicial. Entendo que dessa forma a aula está incompleta.
A repetição desta parte inicial pode servir para lembrar ao professor mais uma vez o quanto é importante estabelecer e manter vínculos com os alunos, e, esta é uma das formas de fazer isto. Como também pode servir para o professor que ainda não faz, porque não sabia o quanto é necessário e importante este momento no início da aula.
“Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1

- Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Ageu, o décimo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título  “Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança”.

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Ageu
2 – Quem era Ageu
3 – Partes do livro e suas características
4 – Mensagem principal do livro

O conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Quando vocês trabalhem sobre a prioridade que Deus exigia do povo quanto à reconstrução do templo ao invés do tempo, esforço e investimento em suas próprias casas, utilizem a dinâmica “Prioridades”.


Ainda quanto a este tema, sugiro a utilização de um hino  “Glória da Segunda Casa” de Fernanda Brum. Aproveitem a oportunidade e falem sobre o que diferenciava a segunda casa da primeira. Leiam Ag. 2. 3 a 9.

Vocês podem apenas ler o hino ou se possível cantar com a turma, acompanhado ou não do CD ou de alguém que toque um instrumento. Vejam a letra abaixo.

Glória da segunda casa - Fernanda Brum

Estou reconstruindo meu templo
Põe a tua glória aqui
Glória que não cabe em palácios
Porque foi feita pra mim
Não terei beleza apenas por fora
Quero o teu ouro em meu interior
Só assim verei tua glória meu Senhor
Eu quero a glória da segunda casa
A unção da segunda casa
O poder da segunda casa
Eu quero sobre mim
Quero sobre mim
O ouro da segunda casa
O mover da segunda casa
Porque a glória dessa casa
Não será passageira
Será maior que a da primeira

Observação: Leiam o texto “No Tom da Aprendizagem”(postado abaixo), que vai apontar vantagens da utilização da música como recurso de ensino.

- Depois, reflitam com os alunos sobre o tipo de material que estamos utilizando e tempo destinado para construir a nossa vida espiritual, tendo em vista que somos templo e morada do Espírito Santo.  

- Sugiro a seguinte atividade para trabalhar Ageu 1.6: “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.

Apresentem um saco sem fundo, cortado de forma que os alunos não percebam essa retirada(aconselho aquele tipo de saco metalizado para presente, cortem a borda que fecha o saco – façam isto em casa, antes da aula).
Peguem uma cédula de 20, 00 reais ou de outro valor, mostrem para a turma e solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco. Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta.  O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo). 
Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco. Repitam a operação e depois leiam Ageu 1.6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.

- Para concluir, leiam o texto “Laboratório da Vida”, que proporcionará a reflexão sobre Deus como prioridade em nossas vidas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.

Texto Pedagógico: No Tom da Aprendizagem

A Utilização da Música como Recurso de Ensino

Auxilia de forma significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Vejamos as vantagens de sua utilização:
- Facilita a aquisição de conteúdos.
- Desenvolve o raciocínio, a memorização e sequencia de fatos.
- Amplia o vocabulário.
- Desenvolve a coordenação motora, noção espacial e equilíbrio, quando acompanhada de movimentos.
- Promove a interação, socialização e descontração.
- Proporciona momento de louvor e adoração a Deus.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: