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segunda-feira, 18 de março de 2013


Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo
Lição 12: Comunique-se

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Iniciem o estudo da lição, falando que o tema da aula será sobre a comunicação.
- Em seguida, leiam o texto abaixo:
            “Jorge trabalhava numa firma, era cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia Jorge cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
            Chegou em casa e, estando sua esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua raiva em cima dela, dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu patrão quando fora humilhado. Desabafou para a esposa:
            - Eu trabalho sem descanso, nunca deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego em casa, nem mesmo tenho o que comer...
            Ele se dirigia à esposa, mas era a seu patrão que ele estava querendo agredir.
            A esposa, muito chateada, calou-se, mas não se conformou. Quando seu filho chegou da escola cansado e colocou seu material em cima do sofá, ela desabafou:
            - Você não reconhece todo o meu trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em qualquer lugar...
            Na verdade não estava dizendo isso para seu filho e sim para seu marido.
            O menino subiu para seu quarto e, quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima de sua cama. Deu um chute no cachorro, gritando:
            - Você fica deitado em qualquer lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
            Não estava querendo dizer isso para o cachorro e sim para sua mãe.”
Autor desconhecido.
- Depois, analisem os pontos falhos de comunicação desta família, citando partes do texto onde há problemas de diálogo.
- Em seguida, trabalhem com os alunos sobre a importância da conversa, do diálogo na família, com os amigos, com os professores. Falem da oração, como forma de comunicação com Deus.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

Dinâmica: O Boneco
Objetivo:
Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade, comunicação e comunhão.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
 Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes.  O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
 Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve comunicação e  unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com comunicação, união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida?
Quando não há conversa, diálogo as pessoas não se entendem, agem isoladamente, muitas vezes não são escutados ou até mesmo não querem escutar o outro. O resultado dessa situação é desastrosa para o indivíduo, família etc.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Sulamita disse...

Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.