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segunda-feira, 18 de março de 2013


Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia
Lição 12: Pobreza é maldição?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Iniciem o estudo da lição, colocando no quadro ou cartolina as seguintes perguntas:
Ser pobre é pecado?
Pobreza é maldição?
Todo crente deve ser rico?
Solicitem que os alunos emitam suas opiniões.
- Depois, falem que os adeptos da Teologia da Prosperidade afirmam que o crente não pode ser pobre, pois é símbolo de maldição, portanto deve ser rico materialmente.
- Em seguida, apresentem outra pergunta: Mas, é errado ser rico?
Aguardem as respostas.
Após a reflexão, falem: Não é errado ser rico, desde que seja de forma honesta, não se esquecendo do aspecto espiritual e não amando as riquezas.
- Depois, leiam: I Tm 6.10 e Lc 12. 6 a 21.
- Apresentem outros pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sem Medo de Ser Feliz”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).


Dinâmica: Sem Medo de Ser Feliz
Objetivo:
Refletir sobre a verdadeira prosperidade: a felicidade de termos comunhão com Deus.
Material: 01 jarro; papel e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas pode nos trazer algumas reflexões:
“Conta-se que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
- Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.
O casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram expulsos do Paraíso.
Eva pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”.
 Autor desconhecido.
- Agora, façam algumas indagações:
Que relação pode ter o jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
Qual era o elemento que promovia a felicidade do casal?
Neste contexto, o que pode significar o “jarro”?
Por que era importante guardá-lo com cuidado?
O que pode simbolizar cada parte quebrada?
- Depois dos questionamentos e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Então, falem: O jarro da história representava o cuidado do casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
- Perguntem: O que podemos colocar dentro deste jarro como partes representantes da nossa felicidade? O que preenche o homem interior?
Distribuam papel para os alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel e leiam para a turma. Reflitam e analisem se o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
Rm 14:17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
Mt 6:33: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.
Por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Sulamita disse...

Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.