RSS

domingo, 24 de março de 2013


Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia
Lição 13: Love Story

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Observação:
Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
- Iniciem o estudo do tema, perguntando a que se refere a expressão inglesa “Love Story”, que dá o título desta lição.
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que se refere a histórias de amor.
- Depois, peçam que os alunos relatem pelo menos duas histórias de amor  de forma objetiva.

- Em seguida, falem: As histórias de amor relatadas por vocês expressam o  amor entre duas pessoas. Mas a lição de hoje trata do grande amor entre Jesus e a humanidade – o amor ágape.
Aproveitem e falem sobre os tipos de amor:
Ágape: Amor de Deus
Storge: Amor familiar
Eros: amor físico, sexual
Phileo: Amor entre amigos
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
- Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre.
Para isto, lembrem aos alunos sobre o tema do trimestre: A Atualidade da Mensagem da Bíblia, escrevendo no quadro ou cartolina.
Depois, coloquem uma figura de Bíblia( no centro do quadro ou cartolina) e ao redor coloquem as palavras: Ecologia, Arqueologia, Tecnologia, Ciência, História, Moralidade, violência, Sinais da Vinda de Cristo e Fim dos Tempos.
Em seguida, façam uma breve reflexão sobre a atualidade da Bíblia através das palavras citadas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Professoras e professores, a partir do próximo trimestre, farei sugestões pedagógicas para a lição de Pré-adolescentes.

Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo: Refletir sobre o amor em ação.
Material:
 01 coração grande.
 01 coração pequeno para cada aluno.
01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
- Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
 Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: