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segunda-feira, 29 de abril de 2013


Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos
Lição 05: Eu & a Pátria

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.

- Falem que o tema da aula será sobre a cidadania.

- Depois utilizem a dinâmica “Dupla Cidadania”.

- Trabalhem outros pontos da lição, além dos já abordados na dinâmica, sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dupla Cidadania
Objetivo: Estudar sobre a cidadania terrena e celestial.
Material:
Mapa do Brasil
Mapa Múndi
01 quadro ou cartolina
01 figura de passaporte
Procedimento:
- Coloquem um mapa do Brasil sobre uma mesa ou no piso da sala.
- Organizem os alunos ao redor do mapa.
- Peçam para que os alunos apontem no mapa onde nasceram e anotem, no quadro ou cartolina, o nome do país, estado e cidade.
- Depois, apresentem uma certidão de nascimento e observem as características deste documento, como: Nome da pessoa, dos pais, dos avós, cidade, data e horário de nascimento etc.
- Falem: Quando vocês nasceram, os pais ou responsáveis tiveram o cuidado de fazer o registro do seu nascimento e a partir deste momento, oficialmente, vocês puderam ser contados no censo e passaram a ter direitos e deveres como cidadãos. Esta é nossa cidadania terrena.
- Perguntem: Mas, há outra cidadania, além da terrena?
Aguardem as respostas. Certamente, alguém deverá falar sobre a cidadania celestial. Mas se ninguém falar, vocês informam para os alunos sobre ela.
- Depois, apresentem uma figura de passaporte e falem: O passaporte é um documento de identificação pessoal emitido pelo governo do seu país, atestando sua nacionalidade e através dele você está apto a sair do seu país e ir para outro, desde que consiga o visto para este fim.
O passaporte para ingressar na cidade celestial é o Novo Nascimento.
Leiam: Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. 
- Neste momento, apresentem o mapa Múndi e falem:
 A pátria celestial é formada por todas as pessoas de todo o mundo que aceitaram a Jesus. Nesta cidadania, também temos direitos e deveres.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe 2.9).
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
Por Sulamita Macedo.

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