RSS

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços que prejudicam a vida cristã
Lição 03: Amigo-urso ou Amigo-irmão?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem do tema da aula:
- Depois, utilizem a dinâmica “Amizade”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Amizade

Objetivo: Refletir sobre as verdadeiras e falsas amizades.

Material: uma venda para cada dupla.

Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas.
- Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido etc.
- Deem as seguintes informações:
01 pessoa da dupla utilizará a venda
O outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Depois, eles trocarão de lugar.
- Para começar a atividade façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para dificultar a atividade.
- Quando o aluno estiver com a venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, rodando-o, para que ele mude de posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer ao colega.
- Dadas as informações, os alunos deverão começar atividade.
- Depois, organizem os alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam algumas indagações que podem ser feitas:
Como você se sentiu sendo guiado pelo amigo?
O amigo transmitiu confiança?
O aluno que usava a venda executou os comandos que o outro falava?
Aguardem os relatos.
- Em seguida, reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por caminhos inadequados.
- Depois, pequem uma venda e falem: a venda numa amizade pode representar a confiança que temos nos amigos, mas é necessário cuidado e ficar atento com as boas e más influências.
- Falem ainda: Jesus é o melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
- Para concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).

Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: