Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 06: Eu & meus amigos
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os
alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre amizade.
-
Iniciem o estudo do tema, trabalhando os pontos levantados na lição,
contextualizando com a vida dos seus alunos, procurando sempre a participação
deles durante a aula.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Amizade é como Matemática”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado
com as negativas.
Material:
Sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01
cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento)
02
cartolinas(01 para cada grupo)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
- Depois, apresentem para os alunos os
seguintes versos, escritos numa cartolina:
A
amizade é como Matemática:
A
tristeza é diminuída.
A
confiança é multiplicada.
E
felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
-
Agora, dividam a turma em 02 grupos.
-
Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando
os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os
colegas?
Se
houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos
anteriormente, e ainda assim falem:
O
que vocês desejam que seja somado na amizade?
O
que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O
que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O
que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
-
Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai
apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
-
Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a
importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e
negativas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário