Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 08: Ser ou Ter? Eis a questão!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre o consumismo sob a influência da mídia.
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Cabo de Guerra”.
-
Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição, que não foram
abordados na dinâmica.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cabo de Guerra
Objetivo: Refletir
sobre o cuidado que devemos ter para que não sejamos escravos dos apelos da
mídia, evitando assim o consumismo.
Material:
uma corda, palavras digitadas: CONSUMO, CONSUMISMO, VOCÊ.
Procedimento:
-
Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que
consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta,
vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão,
equivalendo a metade da corda.
-
Então, realizem a brincadeira, tendo todo cuidado para que os alunos não se
machuquem ou caiam.
-
Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
.
Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.
.
Coloquem de um lado da corda a palavra “CONSUMO” e do outro lado “CONSUMISNO”.
.
No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
-
Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta
demarcação.
-
Falem apontando para o cabo de guerra: Nós somos bombardeados diariamente com
apelos da mídia ou outros meios, que procuram convencer-nos em adquirir algo
que muitas vezes nem precisamos, tornando-nos consumistas, e muitas vezes
comprar além do que cabe no nosso orçamento (nesse momento, peçam para que o
aluno que está a corda onde está a palavra CONSUMISMO puxe a corda até
ultrapassar a metade marcada no chão, demonstrando a ultrapassagem do limite);
peçam para que o aluno caia no chão(sem se machucar) demonstrando que o
consumismo traz sérias consequências ao indivíduo.
Por
outro lado, também há o bom senso na realização das compras, atendendo as
nossas necessidades ou mesmo investimento em algo e no reino de Deus,
caracterizando o consumo com equilíbrio, responsável e consciente( agora o
aluno que estiver segurando a corda onde está a palavra CONSUMO, deverá puxar a
corda até a marca do meio). O aluno deverá ficar em pé, demonstrando assim
equilíbrio no ato de comprar.
-
Em seguida, perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já
se endividaram por causa de compras exageradas? Que consequências surgiram?
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, leiam I Tm 6. 9 e 10. Depois, enfatizem o cuidado que eles devem
ter para que não sejam escravos dos apelos da mídia.
Por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário