Texto
Pedagógico:
Participação
do aluno na aula da EBD
Um novo olhar para uma velha questão
A participação do aluno no processo de ensino e
aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do conhecimento,
sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente para que
proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de aprender.
Neste texto, tecerei algumas considerações
especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da EBD(Escola Bíblica
Dominical).
Geralmente, as aulas da EBD são ministradas através do
método expositivo, isto é, o professor transmite o saber e os alunos escutam...
escutam... de forma passiva aquilo que o professor deseja transmitir, sem
promover de fato a participação dos discentes no processo.
Reconheço
que é quase impossível fugir da aula expositiva. Como assim? Então, parece um
contrassenso escrever este texto, não é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar
este quadro. Este método, quer queira ou não, é utilizado de forma frequente,
mas há possibilidades de utilizá-lo com criatividade.
A unilateralidade
do ensino centrado no professor é um dos pontos negativos mais agravantes deste
método. Sendo assim, é possível modificar esta situação, agregando a ele outros
métodos e recursos para potencializar o ensino e a aprendizagem, oportunizando
ao aluno uma participação ativa.
Promover
experiência participativa nas aulas requer inicialmente tomada de consciência
por parte do professor da importância deste ato para a aprendizagem, ou melhor,
mudança de paradigma da aula de Escola Dominical, tradicionalmente e historicamente
executada de forma não participativa.
Romper
com a cultura da não participação, do silêncio e da imobilidade requer
questionamento da prática docente e de resultados.
É um ato desafiante, individual e até provocativo, pois nem todos que compõem o
corpo docente vão aderir a este modo participativo de ministrar aulas na EBD,
criticando até seu modo de ensinar.
Afinal,
quais as possibilidades de participação dos alunos na aula da EBD? Já foi dito
anteriormente, que há necessidade e possibilidade de agregar outros métodos e
recursos de ensino à aula expositiva. Veja alguns exemplos:
-
Trabalhar com projetos;
-
Divisão de grupos;
-
Debates;
-
Encenação, esquete;
-
Perguntas e respostas;
- Estudo de caso;
- Estudo de caso;
-
Dinâmicas;
- Oportunizar
o aluno para fazer perguntas, tirando dúvidas;
- Realizar
leitura individual e compartilhada de versículos e outros textos;
-
Depoimentos dos alunos, relatos de experiências;
Concluindo,
desejo aqui ainda me reportar ao que já escutei, quando alguém é questionando quanto
ao modo de ensinar sem participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre foi
assim!”. Sempre foi assim e você considera que está dando certo? Certo para
quem? Fácil para quem? Sempre foi assim porque alguém ainda não rompeu com o
modelo que vem sendo copiado ao longo dos anos, mas que precisa ser
reinventado, pois não cabe mais este modelo para os ideais de um ensino
participativo, que promove aumento da retenção da aprendizagem da Palavra de
Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas. Não é difícil de executar, difícil é iniciar,
pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus
colegas!
Por Sulamita Macedo.
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