RSS

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços que prejudicam a vida cristã
Lição 10: Nada além da verdade

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a importância de falar a verdade, fugindo da mentira, enganos.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre a importância de falar a verdade, fugindo da mentira, enganos.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Telefone sem fio”.
- Depois, trabalhem outros apontados na lição não abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Telefone Sem Fio

Objetivo: Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.

Material: um pequeno texto.

Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores,  pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes,  torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para pagar,  mas,  quando chegou minha vez de ser atendido,  o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse.  Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.

- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e atitudes.

Ideia original de dinâmica usando o “telefone sem fio” desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: