RSS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 07: Quem precisa de amigos?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a amizade.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica Teia dos Relacionamentos”.
Tenham uma produtiva e excelente aula!

Dinâmica: Teia dos Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre a importância das amizades e cuidado com as más influências.

Material:
01 novelo de lã ou cordão.

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enrole no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.

- Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre amizade, relacionamento.
- Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos.
- Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.
- Perguntem:
O que isto pode representar sobre os relacionamentos?
Cair na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.
- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.
- O que isto pode representar?
Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância.

Ideia original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: