RSS

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 02: Perigos da Mídia Eletrônica

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre os perigos da mídia eletrônica.
- Procurem identificar o que seja Mídia eletrônica.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
- Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o Twitter, colocando mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo: Refletir sobre o valor dado pelos adolescentes a internet, TV e outras mídias.
Material:
A expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
 Figura de uma barra de ouro para cada aluno.
 Procedimento:
- Falem: O tempo destinado por muitos de vocês navegando na Internet é muito grande em relação ao tempo para outras atividades, que ficam em segundo plano ou mesmo nenhum tempo sobra para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas tarefas de casa, reuniões familiares etc.
- Falem, ainda: Mas, vocês precisam pensar o que na verdade é importante. Se vocês tem destinado um tempo demasiado para a internet, com certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.

- O que esta expressão pode significar para a situação que estamos refletindo?
Aguardem as respostas.
Esta expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas e valorizando os momentos em família.
- Leiam: Ap 3.18.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: