RSS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia
Lição 05: Desvie-se do Mal

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Desvie-se do Mal”.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Desviando-se do Mal”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Desviando-se do Mal
Objetivo: Refletir como podemos nos desviar do mal.
Material:
Figuras de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos, de pés
01 caixa
Procedimento:
- Apresentem para os alunos um caixa com as figuras de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos e  de pés. A caixa deve estar fechada.
- Falem: Nesta caixa há várias coisas que devem ser bem cuidadas e guardadas. O que vocês acham que pode ser?
Aguardem as respostas e analisem coisas devem ser cuidadas e guardadas, pois elas são coisas têm valor.
- Depois falem: Mas, o que vocês falaram não é o que está aqui dentro.
- Agora, abram a caixa e peçam para que os alunos analisem cada figura. Certamente vai causar estranheza.
- Perguntem: Como podemos guardar nossa mente, o coração, a boca, os olhos e os pés?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que com certeza nossa mente não será guardada por um capacete, o coração por colete, a boca com pasta dental e escova ou enxague bucal, os olhos com óculos ou colírio e os pés com sapatos. Estas atitudes são necessárias, mas nosso assunto se refere a guardá-los do mal.
- Falem: Quer saber como?
Então apresentem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: