RSS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 05: A Travessia do Mar Vermelho

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 05
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “A Travessia do Mar Vermelho”.
Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Apresentem um mapa e mostrem o local de saída do povo hebreu e onde aconteceu a travessia do mar vermelho.

- Em seguida, apresentem o vídeo abaixo do YouTube com o título “Travessia do Mar Vermelho – A História que a Mídia não conta”, com 6 minutos e 16 segundos de duração.


- Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição de forma participativa.
- Depois, leiam o texto "Vida depois dos Milagres".
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Travessia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: A Travessia
Objetivo:
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no mar da vida e a certeza do socorro que encontramos em Jesus.
Material:
01 Bússola
TNT vermelho(2 ou 3 metros)
01 folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Organizem um “mar” delimitando no piso da sala um espaço com fita vermelha ou TNT vermelho.
- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício e peçam para que façam um barco de papel, usando a técnica da dobradura (aquela que agente fazia quando criança).
- Falem: O povo de Israel atravessou o mar vermelho em meio a uma perseguição do Faraó.
- Falem, ainda: Nós também estamos no mar da vida. Não estamos a deriva, mas temos uma bússola que nos orienta para o alvo – Jesus(neste momento apresentem a bússola).
- Falem: Ora o mar pode estar calmo, ora com muitas ondas e bravio. Estas duas situações representam momento de bons e adversos que enfrentamos na vida.
Neste momento, mostrem o TNT estirado e depois amassem o TNT tipificando ondas.
- Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar.

- Em seguida, cantem com os alunos o hino “Meu Barquinho”, de Giselli Cristina
“O vento balançou meu barco em alto mar,
O medo me cercou e quis me afogar.
Mas então eu clamei ao filho de Davi,
Ele me escutou por isso estou aqui.
O vento Ele acalmou, O medo repreendeu,
Quando Ele Ordenou, O mar obedeceu.
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé,
No meu barquinho está Jesus de Nazaré.
Se o medo me cercar ou se o vento soprar,
Seu nome eu clamarei, Ele me guardará.
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé,
No meu barquinho está Jesus de Nazaré.
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar,
Seu nome eu clamarei, Ele me socorrerá”.
- Em seguida, leiam Mt 8.23 a 26.
- Falem que em Jesus encontramos o socorro diante dos problemas até chegarmos ao porto seguro.
Por Sulamita Macedo.


 Texto de Reflexão: Vida depois dos Milagres
            Do outro lado de cada intervenção milagrosa de Deus a nosso favor, está um caminho de fé a ser seguido. Quando o poder de Deus tocou nossa saúde, nossas finanças ou nossos relacionamentos familiares, nós não devemos só louvá-Lo e agradecê-Lo, mas também obedecê-lo.
            Depois que Deus havia aberto o Mar Vermelho para Seu povo, então Ele fez com que as águas voltassem ao seu curso normal e elas afogaram o exército do Faraó. Depois disso, houve uma grande celebração ao Senhor(Ex 15. 1-21). Mas depois disso, estava em tempo de seguir a jornada em direção à Terra Prometida. “Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur”(v. 22). Caminharam durante três dias no deserto, sem encontrar água e eles começaram a reclamar.
            No plano divino, uma intervenção sobrenatural não é um fim em si mesmo, mas é um meio de nos ensinar que sempre podemos confiar e obedecer à liderança do Deus Todo-Poderoso. Vamos nós ouvir à Sua voz e obedecer à Sua Palavra? Se ele nos conduz através do mar, Ele não nos conduzirá também a uma fonte de água?
            Os eventos notáveis registrados em Êxodo mostram que é possível experimentar o poder de Deus e todavia não mudar espiritualmente. Para que isto não aconteça a nós, vamos usar a lembrança do milagre de ontem para termos coragem de dar um passo maior de fé, hoje. David McCasland.

Fonte: Nosso Pão Diário

0 comentários: