RSS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 12: O Discípulo e o Fruto do Espírito Santo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Fruto de Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “O Fruto Desejado”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Finalizem a aula, lendo o texto “A Nuvem e o Espírito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre cada virtude do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: A Nuvem e o Espírito
            O Senhor guiou o povo de Israel por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e por meio de uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista Arthur Pink traçou um paralelo entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na vida do cristão.
            Pink mostrou que, assim como a nuvem foi um presente gracioso de Deus para os israelitas, o Espírito Santo é uma dádiva de Deus para seus filhos. Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar como vocês para sempre” (João 14.16).
            A coluna de nuvem guiava os filhos de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo guia os cristãos. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”(16.13).
            Do mesmo modo como a nuvem permaneceu com os israelitas durante toda a sua peregrinação no deserto, assim Jesus prometeu que o Pai enviaria o Espírito para estar com os seus discípulos para sempre (14.16). Pense nisso! O próprio Deus habita em nossos corações. Nós que conhecemos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 6.19).

            Quando somos guiados pelo Espírito, nossa vida é caracterizada pelo amor, alegria, paz e autocontrole(Galátas 5. 16,22 e 23). Deste modo seremos testemunhas efetivas de Cristo caminhando pelo deserto deste mundo. Fonte: Nosso Pão Diário.

0 comentários: