RSS

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 13: O Discípulo e o Evangelismo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem as atividades da aula, lendo o texto “Conte somente a história”.
- Em seguida, afirmem que “evangelismo” é o tema da lição de hoje.
- Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.

 Texto de Reflexão: Conte somente a história
            O personagem principal do filme Up Close and Personal é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu estou aqui por uma única razão – para contar a história”.
            Em Atos 8, lemos que os cristãos de Jerusalém foram dispersos para o estrangeiro para escapar da perseguição. Em todos os lugares onde foram, eles pregaram a mensagem de Cristo (v.4). Saulo, o seu perseguidor, mais tarde se converteu e se tornou um apóstolo. No final da sua vida, Saulo, também, conhecido como Paulo, decidiu ir a Jerusalém, onde sabia que iria ser perseguido. Mas ele permaneceu irredutível, declarando que o seu propósito era o de “dar testemunho do evangelho da graça de Deus”(At 20;24).
            Deus chama pessoas para que falem das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).

            Quando você testemunhar de Cristo, faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie yoder Fonte: Nosso Pão Diário 22.03.2003

0 comentários: