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terça-feira, 22 de julho de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em Família
Lição 04: Mas eu nasci assim...

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem o estudo da lição, afirmando que há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.


- Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).
- Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?
- Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a realização do teste para descobrir qual o temperamento predominante no aluno, lembrando-lhes que sempre há a mistura de dois ou três deles em uma pessoa.
Façam cópias dos tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 26, e trabalhem as características com os alunos. Se não souberem o significado de alguma palavra, procurem no dicionário.
Indico ainda alguns sites, nos quais vocês encontrarão outros modelos de teste.
www.artigonal.com /como-e-seu-temperamento-faça-o-teste 
- Vocês também podem trabalhar os tipos de temperamentos com exemplos de personagens bíblicos, veja em www.edificacaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência” e depois leiam o texto de reflexão "O Menino, o Martelo e os Pregos".
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Convivência
Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou promovido nos relacionamentos.
 Material: ½ folha de papel ofício, lápis grafite e borracha.
Procedimento:
- Distribuam ½ da folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas. Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu? Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.

Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Observação: Ao ler façam a demonstração utilizando um pedaço de madeira, 03 ou mais pregos e 01 martelo.
                Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
                 No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
                Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
                - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
                Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém. 
Autor desconhecido.

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