Lição 03: O
Discípulo e a Tentação
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a tentação.
- Perguntem: O que é tentação? Aguardem as
respostas. Depois introduzam outras informações.
- Leiam o texto “A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que
o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a
importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as
tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de
Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também
havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma
corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão,
muitos outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
-
Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
-
Vocês não vão conseguir!
E
os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da
competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram
perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era
SURDO!
Autoria desconhecida.
Dinâmica: Luz
do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do
mundo.
Material:
01 prato transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a
vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a
mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os
alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário