RSS

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo meus Direitos e Deveres
Lição 06: Cuidando do Tempo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Cheguem na EBD mais cedo que os alunos e coloquem várias figuras de relógio ou até mesmo vários tipos de relógio, ampulheta, cronometro etc para fazer a ambientação da classe para o tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o cuidado que devemos ter com o tempo.
- Iniciem o estudo do tema aplicando a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa!”.
- Depois os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada, pois dessa forma a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande para cada aluno
01 borracha para cada aluno
01 lápis grafite para cada aluno
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os alunos devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem:
O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: