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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 03: O Deus que Intervém na História

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem o estudo, perguntando para os alunos:
Vocês sonharam na noite passada?
Como foi o sonho?
Qual o significado do sonho?
Aguardem as respostas.
- Falem: É muito comum as pessoas não se lembrarem do que sonharam durante a noite. Quando as pessoas se lembram, não entendem o que pode significar o sonho.
- Falem, ainda: O tema da aula de hoje está focalizado em um sonho do rei Nabucodonosor, que ele não se lembrava, mas exigiu dos sábios descobrir qual o sonho e a interpretação.
- Para trabalhar sobre o sonho, utilizem a dinâmica “O Sonho do Rei”.
- Agora, trabalhem outros pontos da lição que ainda não foram mencionados na dinâmica.
- Para concluir, falem que Deus conhece o futuro e revelou através do sonho profético do rei, os reinados que se sucederiam. Enalteçam o poder de Deus em revelar o sonho e sua interpretação para Daniel.
Depois, leiam:
“Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes...”(Dn 2:28).
“Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério”(Dn 2:47).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Sonho do Rei
Objetivo: Apresentar de forma prática o estudo sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor.
Material:
01 folha de papel madeira ou peso 40 grande
01 pincel atômico
Papel laminado dourado e prateado
01 tubo de cola
Barro
01 pedra
Nomes digitados: Babilônico, Medo-persa, Grego, Romano, Anticristo
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Leiam sobre o sonho do rei Nabucodonosor, que se refere a estátua, em Daniel 2. 31 a 33.
- Depois, montem com os alunos “uma estátua”.
 Para isto, façam o contorno do corpo humano com pincel atômico.
Agora, falem: Qual o material da cabeça da estátua?
Então colem pedaços de papel laminado dourado na cabeça.
Qual o material dos peitos e dos braços?
Então colem pedaços de papel laminado prateado nestas partes.
Qual o material do ventre e das coxas?
Então colem pedaços de papel com cor de cobre no ventre e nas coxas.
Qual o material das pernas?
Então colem pedaços de papel com cor de ferro.
Agora, faltam os pés. Mas, qual era o material?
Então passem cola sobre os pés e por cima joguem o barro e depois colem pedaços de papel cor de ferro.
- Agora, coloquem a “estátua” pendurada na parede ou num quadro e comecem a trabalhar sobre o que representa cada tipo de material relacionados aos impérios.
Vocês colocam o nome do império ao lado da parte do corpo que faz referência.
Cabeça: Babilônico
Peitos e braços: Medo-persa
Ventre e coxas: Grego
Pernas: Romano
Pés: Reino do Anticristo
Leiam o que fala Daniel 2. 37 a 41 e apresentem o que vocês estudaram sobre estes impérios.
Quando vocês falarem sobre o Reino do Anticristo, apresentem informações como:
De acordo com a Bíblia quem é o Anticristo?
Quando aparecerá?
Quanto tempo governará?
Onde aparecerá?
Em que se fundamentará o governo do Anticristo?
- Para finalizar, peguem uma pedra e joguem nos pés da “estátua” e depois peçam para que os alunos destruam a estátua.
Mas, por que foi destruída?
Em seguida, leiam Daniel 2. 35 e 44.
- Então, falem que a pedra representa Jesus e o seu reino. Leiam ainda, At 4. 11, Ef 2.20 e I Pe 2.4.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Monitoria na EBD
            Monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica Dominical.
            O monitor é aquele aluno, que sob a orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhes experiência de formação em curso.
            Jesus escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para o trabalho.  “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
            E na Escola Bíblica Dominical, quais as possibilidades de haver esta prática?
            Partindo do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.

Para o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
            Abrir este espaço no contexto de EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas, formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm 2.15).
            Outro ponto importante, para a existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto, preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
            As atividades do aluno monitor devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD. O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD, deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.

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