RSS

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Juvenis - Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 07: A Influência escravizadora da superstição

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Sexta-feira 13”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma contextualizada e participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Sexta-Feira 13
Objetivo:
Introduzir o tema da aula sobre superstição.
Material:
Objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, figa, fitinhas etc.
Tipos de superstição digitadas e recortadas(vejam exemplos no procedimento)
Procedimento:
- Organizem os alunos círculo.
- Apresentem para os alunos alguns objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, fica, fitinhas etc.
- Perguntem: A que estes objetos nos remetem?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem em crendice popular, superstição.
- Procurem, logo em seguida, conhecer o que os alunos sabem sobre o termo “superstição”.
- Depois, entreguem para cada aluno um tipo de superstição.
Vejam estes exemplos:
Passar por baixo de escada dá azar
Passar por gato preto dá azar
Sapato emborcado chama a morte
Mão esquerda coçando sinal que vem dinheiro
Quebrar espelho traz atraso para quem quebrou
O mês de agosto não é bom para realizar algo
Entrar com o pé direito para dar sorte
Colocar a bolsa no chão faz a pessoa perder dinheiro
Sexta-feira 13 traz má sorte
Usar sal grosso para se proteger
Bater 03 vezes numa madeira para evitar que algo ruim aconteça
- Cada aluno deverá ler a superstição.
- Depois, peçam para que eles apontem outros exemplos de superstições. Escrevam cada um deles no quadro.
- Depois, reflitam em que consiste a crença das pessoas que acreditam nestas superstições e que muita gente é dominada por elas.
- Agora, perguntem: E na igreja há superstição?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Vamos estudar sobre as superstições que estão sendo introduzidas na Igreja. Então, falem sobre o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: