RSS

segunda-feira, 2 de março de 2015

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem é Deus
Lição 10: Onipotente, Onipresente e Onisciente

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Introduzam o estudo do tema da aula, utilizando a dinâmica “Super Poderes”.
- Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Onipotente, Onipresente e Onisciente.
- Falem, apontado para estes nomes: Nós vamos estudar nesta lição que cremos em Deus que é Onipotente, Onipresente e Onisciente.
Passem uma linha abaixo de “potente’ da palavra onipotente, “presente” da palavra onipresente e “ciente” da palavra onisciente. Falem que “potente” se refere a poder, “presente” a presença e “ciente” a conhecimento.
Falem que o prefixo oni significa “todo”.
- A partir disto, formulem uma definição, com os alunos, sobre onipotência, onipresença e onisciência.
- Depois, apresentem passagens bíblicas que demonstram estes atributos de Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção!
Alguns pontos devem ser observados no momento da preparação da aula:
- Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.
- Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.
 - Pesquisem em outras fontes sobre o tema da aula.
- Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de aluno que você ensina.
- Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.
- Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma atividade unilateral.
 Preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!
“Se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Rm 12.7b

Dinâmica: Superpoderes
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
02 capas ou 02 mantos(pode ser feito de TNT)
02 espadas(pode ser de plástico)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Qual o super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Aguardem as respostas e escrevam num quadro ou cartolina.
- Escolham 02 alunos e coloquem um manto sobre cada um deles e entreguem uma espada. Em seguida, perguntem que poderes eles gostariam de ter se fossem super-heróis.
Aguardem as respostas.
Vocês devem repetir este procedimento com outros alunos, retirando a capa dos anteriores e colocando sobre os demais.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser que é mais que um super-herói, pois tem superpoderes.
Ele onipotente, tem poder sem limite, os super-heróis têm um, dois, três poderes.
Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo, mas os outros super-heróis não.
Ele é onisciente, conhece todas as coisas, mas os super-heróis apenas algumas coisas.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: