RSS

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Texto Pedagógico

Discipulado e a EBD

            Fazer discípulo é parte constante da Grande Comissão, conforme Mt 28. 19 e 20: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”(grifo nosso). Além do verbo “ir”(Ide),  há também o “fazer” discípulo, batizando e  ensinando a guardar os ensinamentos de Jesus. Assim, percebe-se que o importante não é somente ganhar alguém para Cristo, mas ensiná-lo. E a classe da EBD, denominada de Discipulado, cumpre o objetivo de orientar e ensinar a Palavra de Deus.

A classe do Discipulado na EBD é composta por pessoas que aceitaram a Cristo como seu salvador pelo menos há um ano. Nela os recém-convertidos vão conhecer os fundamentos da fé de acordo com a Bíblia, para que os seus primeiros passos sejam orientados e seguros no caminho em que devem andar. Dessa forma, eles estarão sendo cuidados nesta nova etapa da vida e eles podem afirmar de modo diferente do salmista, quando disse: “Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”(Sl 142:4).
            Para que haja alunos nesta sala é recomendável que as pessoas que integram o departamento de Discipulado e os professores, estejam atentos a aqueles que aceitam a Cristo nos cultos, para que sejam convidados a participar da classe do Discipulado, entregando-lhes um convite contendo o local, horário e endereço da igreja ou de outro local onde se realizam as aulas, como também presenteá-los com uma Bíblia(existem exemplares a venda com preços razoáveis) e fazer o registro do nome, endereço, telefone etc.
            Tanto o departamento de Discipulado como os professores devem de forma equilibrada manter contato com os recém-convertidos, através de telefone, e-mail, rede social, visita em domicílio com agendamento prévio, com a intenção de mantê-los unidos, informados. Dessa forma, perceberão que são lembrados, queridos e cuidados.  Sendo assim, eles terão vontade e prazer de estar na classe para aprender da Palavra de Deus. Paulo alerta: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo(I Pe 2:2).
 A receptividade dos alunos recém-convertidos à classe deve ser de forma prazerosa para que eles se sintam integrados e acolhidos pelos professores e alunos, que da mesma forma que eles, também ingressaram recentemente no evangelho e na classe. Na primeira aula, eles devem receber uma revista de lições bíblicas para que possam ler e acompanhar os temas a serem estudados. É interessante também uma conversa particular com os alunos que chegam para explicar como funciona a EBD e orientá-los a participar dos cultos, mostrando a importância da frequência aos trabalhos da igreja, pois necessitam de alimento para que possa haver desenvolvimento espiritual, conforme lemos em II Pe 3.18: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.
            É interessante também que o professor da classe oportunize aos alunos momento para que perguntem e tirem dúvidas, pois desta forma se sentirão mais confiantes tendo em vista que as respostas dadas pelo docente vão firmando novas ideias de conformidade com a Palavra de Deus. O ensinamento para este tipo de classe pode ser comparado ao alimento fornecido para uma criança recém-nascida, isto é, como “meninos em Cristo” de acordo com as palavras do apóstolo Paulo: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas[...] como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis”(I Co 3:1 e 2). Daí a importância deste tipo de classe para um crescimento progressivo e adequado, através de uma alimentação espiritual correta e sistemática, para que o evangelho seja gerado neles. Esta ideia é confirmada por Paulo quando escreveu aos Galátas: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”(Gl 4:19).
Apresentar para os novos convertidos a importância de estar reunidos é de fundamental importância para que percebam a necessidade de ser frequentes aos trabalhos do discipulado e da igreja. Para exemplificar isto, pode ser realizada uma dinâmica, na qual se entrega 01 palito de churrasco para cada pessoa e pedir para que quebrem. Eles vão quebrar com facilidade. Depois, pegar uma quantidade de palitos correspondente a quantidade de pessoas, entregar para alguém do grupo e pedir que ele quebre o conjunto de palitos. Ele não vai conseguir. Depois, comentar sobre as lições que podem ser tiradas deste procedimento: o novo convertido isolado pode ter mais dificuldade para se manter em pé, as dúvidas e as críticas que recebe pode enfraquecer sua fé, e ser quebrado como aconteceu com o palito. Mas, ele estando integrado, se sentirá mais forte e com orientação se sentirá fundamentado e seguro para prosseguir, como na demonstração de todos os palitos juntos. Em seguida, apresentem este versículo para enfatizar a importância da integração do novo discípulo as atividades já mencionadas: “E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão”(Ez 37:17).
Finalmente, a resposta do mordomo-mor etíope “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?”(At 8. 31) para Felipe demonstra a real necessidade do ensino e da orientação para que o novo convertido entenda os valores do Reino de Deus, contidos na Palavra de Deus.

Por Sulamita Macedo.


Texto Pedagógico

Pensando e agindo para integrar os Novos Convertidos

1 – Liderança da igreja x Discipulado
A liderança da igreja precisa ter consciência da importância do Discipulado. Quando falo em liderança, começa pelo pastor presidente, seus auxiliares, superintendente e professores de EBD.

2 – Importância do Discipulado
A igreja cumpriu o Ide de Jesus, evangelizando, mas precisa realizar a outra parte da grande comissão, ensinar e formar discípulos.
Os novos discípulos precisam ser tratados como um bebê, pois sua vida espiritual requer preciosos cuidados para que cresçam com saúde espiritual, através de orientações e ensinos corretos, baseados na palavra de Deus.
Com este cuidado, a igreja não terá apenas um dado estatístico. Afirmar que durante o mês 20 pessoas aceitaram a Cristo é apenas o aspecto quantitativo, mas o qualitativo é muito relevante, isto é, a permanência do novo convertido crescendo no conhecimento de Deus e firmeza de fé.

 3 – Integração
Para o novo convertido permanecer é muito importante a INTEGRAÇÃO. Sem este suporte certamente não permanecerá. Mas, como integrá-lo?
Há várias possibilidades e maneiras.
3.1 Realizar uma reunião com a liderança da igreja, para refletir sobre a integração.
3.2 Apresentar nessa reunião ideias de como integrar os novos convertidos. As ideias estão descritas abaixo.

4 – Equipe para trabalhar com os novos convertidos
Uma equipe mista deve ser formada para trabalhar com os novos convertidos. A escolha destas pessoas deve ter alguns critérios: convicção de sua salvação, bom comportamento moral, conhecimento bíblico e sociabilidade.
Esta equipe deve ser orientada para ter conhecimento de como deve proceder com o novo convertido desde o momento em que aceita a Jesus até sua presença nas atividades da igreja.

5 – Como realizar a integração
5.1 A integração começa no dia em que a pessoa faz a decisão. Para isto, a equipe deve:
5.1.1 No momento em que alguém aceita a Cristo:
Não deixar a pessoa sozinha na frente, deve ter alguém para acompanhá-la do banco até a frente e permanecer com ela.
Se ele estiver acompanhado de alguém da família, deve ficar na frente ao lado do parente.
Abraçar a pessoa que aceitou, permanecer ao lado dela e também ajoelhar-se no momento da oração.
Em um local a parte, enquanto o culto termina, entregar um cartão de parabéns pela melhor escolha que ele fez. Mostrar neste cartão o endereço da igreja e os dias de culto e Escola Dominical.
Pegar nome completo, telefone, endereço, email etc.
Entregar uma Bíblia para o novo convertido. Há Bíblias com preço bem razoável. Este investimento deve ser realizado pela igreja.
5.1.2. Entrar em contato com o novo convertido:
Alguém da equipe deve ligar para o novo convertido até 03 dias depois do momento que aceitou.
Neste contato, perguntar com ele está, lembrá-lo da EBD e do culto do domingo à noite.
5.1.3 Recepcionar o novo convertido na igreja:
Pessoas da equipe devem estar na porta da igreja para recepcionar o novo convertido, saudá-lo, abraçá-lo, falar que é bem-vindo e conduzi-lo até o local onde vai sentar-se.
Caso seja na EBD, levá-lo para a classe de novos convertidos; explicar o que é EBD e a importância da classe do Discipulado para ele.
Apresentar a revista de Discipulando, entregar 01 exemplar para cada novo aluno. A igreja deve adquirir estas revistas.
Se for num culto, o novo convertido deve ficar junto dos demais novos convertidos. Pessoas da equipe também devem sentar perto deles.

6 - Classe de novos convertidos
Os professores escolhidos para essa classe devem ser convictos de sua salvação, ser exemplo de conduta cristã e abraçar esta causa de ensinar e orientar o novo convertido.
Os professores podem e devem fazer parte da equipe de novos convertidos.
Todos os alunos dessa classe devem receber a revista do discipulado.
Os professores devem estar aptos para responder as dúvidas dos novos convertidos e, sobretudo, escutá-los e orientá-los.
Os professores devem ministrar aula com prazer e de forma dinâmica. Se desejar, neste blog há sugestões pedagógicas para a revista nova “Discipulando”(para encontrar é só descer a página principal até o final e clicar sobre “Postagens mais antigas” que aparecerá) e também há para as revistas de “Discipulado 1 e 2”(para encontrar é só procurar no marcador “Subsídio Pedagógico Discipulado 1” e “Subsídio Pedagógico Discipulado 2”, clicar e vão aparecer).

7 - Reuniões de estudo nos domicílios
O estudo bíblico nos lares dos novos convertidos é também uma forma de deixar o novo convertido mais a vontade para retirar dúvidas.
Essa reunião de estudo deve ocorrer somente se houver condições para isto, pois pode acontecer do novo convertido não desejar a presença da equipe em sua casa. Isto deve ser respeitado.
Deve ir para essa reunião um grupo composto por homens e mulheres.
O momento de estudo deve ser no máximo de 01 hora, com cântico de 01 hino, oração e estudo.

8 - Reunião com o grupo de novos convertidos
Essa reunião deve acontecer pelo menos 01 vez no mês, com o objetivo de promover integração entre os novos convertidos. Nesse momento, também há estudo sobre um tema, comemoração dos aniversariantes e um lanche.

9 -  Encontro de Novos Convertidos
Reunir todos os novos convertidos das congregações no tempo sede ou noutro local maior para um encontro de novos convertidos. eles podem cantar, dar testemunho.
Deve haver também ensino da palavra de Deus.

10 -  Grupo de louvor
É interessante a formação de um grupo de louvor com os novos convertidos. A equipe de novos convertidos deve fazer os ensaios.
No culto do domingo à noite os novos convertidos podem cantar. Eles devem estar acompanhados da equipe, para ajudar a cantar os hinos.

11 -  Adoção de novo convertido
Cada novo convertido pode ser “adotado” por alguém ou família da igreja para colaborar com a equipe, na orientação, tirando dúvidas etc.

12 -  Inclusão do novo convertido em outras atividades
É possível a inclusão dos novos convertidos em outras atividades da igreja, como por exemplo:
No encontro ou congresso de jovens, chamar os novos convertidos jovens para participar.
No encontro de senhoras ou senhores, chamar os novos convertidos com idade afim para participar.
Incluir os novos convertidos que têm tempo disponível para realizar alguma atividade de apoio nos encontros e festas da igreja, tendo acompanhamento e supervisão de alguém responsável.

13 -  Batismo nas Águas
A equipe deve acompanhar o novo convertido durante todo seu discipulado até o Batismo nas Águas.
Fornecer as orientações sobre o batismo.
A equipe deve estar presente no dia do Batismo nas Águas, registrar este momento com fotos e/ou filmar.

14 - Condução do novo convertido depois do discipulado
Explicar para o novo convertido que agora ele precisa ir para outra classe de EBD.
Isto deve acontecer com um ano de ensino e orientação.
Levá-lo para outra classe, apresentá-lo para o outro professor que também deve promover a integração nesta nova classe.
O novo convertido deve sair do grupo de louvor do discipulado e ser inserido em outro grupo, como por exemplo:
Um ou uma jovem ingressar no grupo de louvor dos jovens.
Um senhor ou uma senhora no grupo de louvor específico.
A equipe deve apresentá-lo para o regente que também deve promover a integração no grupo de louvor.

15 -  Atenção e cuidado com os novos convertidos depois do discipulado
A equipe deve ainda por um tempo observar o novo convertido, mesmo de longe, quanto a sua integração em outros grupos e sua presença nos cultos.


Texto organizado por Sulamita Macedo, com a maioria das ideias originadas de vivência e observação para integrar Novos Convertidos nas igrejas.

0 comentários: