RSS

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dinâmica: No Mar do Esquecimento
Objetivo: Refletir que o perdão dos pecados nos isenta de culpa e da condenação.
Material:
01 mesa pequena
TNT azul claro para cobrir a mesa
½ folha de papel ofício para cada aluno
caneta
Procedimento:
- Organizem 01 mesa com TNT azul claro.
- Entreguem para cada aluno ½ folha de papel ofício e peçam para que façam um barquinho utilizando este papel com a técnica da dobradura.
Observem se há algum aluno precisando de ajuda.
- Falem: Cada barquinho representará vocês; peçam para que eles coloquem o nome deles no barquinho.
- Falem: Agora, coloquem o barquinho da vida de vocês neste mar(apontem para a mesa coberta de TNT azul).
- Falem: Antes de aceitar a Cristo, nossa vida estava como um barco sem direção e prestes a naufragar por causa do pecado.
- Entreguem para cada aluno, vários pedaços pequenos de cartolina preta para representar o pecado. Peçam para que coloquem no barco.
 Mas, quando cremos no sacrífico de Jesus, nossa culpa, condenação foi eliminada. Então, nossos pecados foram esquecidos e lançados nas profundezas do mar.
- Falem: Em Miquéias 7:18,19 lemos: "Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
Enfatizem a última parte do versículo “...lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
- Todos os alunos devem colocar os papéis pretos no mar, simbolizando o que foi lido no versículo citado acima.
- Depois, enfatizem que Deus ao nos perdoar, não se lembra mais dos nossos pecados, conforme lemos  m Isaías 43:2 o próprio Deus diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro".
- Falem: Mas, o nosso acusador fica nos fazendo lembrar de que algo cometido no passado, nos levando a pescar os pecados no mar do esquecimento. Cuidado, fuja disto, pois vai começar a aparecer sentimento de culpa, vergonha, frustração, mágoa.
Porém, lembre-se que “...se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”(II Co 5:17).
Temos a garantia de que não há acusação nem condenação para aquele que aceita Cristo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: