RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo os desafios do século XXI
Lição 02: O Processo de Globalização

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Processo de Globalização.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Globalização”, para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Indicação de leitura: 
Vejam no site abaixo um texto sobre o Processo de Globalização: http://www.brasilescola.com/geografia/processos-globa.htm
Vejam no site abaixo um texto sobre as vantagens e desvantagens da Globalização: http://www.brasilescola.com/geografia/pos-contras.htm

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Globalização
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Globalização.
Material:
01 globo terrestre
01 rolo de barbante
01 celular ou um notebook
Nomes dos 06 continentes: Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem o globo terrestre no meio do círculo.
- Entreguem os nomes dos 06 continentes(Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida) para 06 alunos.
- Peçam para que eles lancem de para o outro o barbante, isto é, o primeiro aluno enrola o barbante no dedo e joga para outro colega, que fará o mesmo procedimento até que todos estejam interligados. Isto demonstra o fio da comunicação entre os diversos países, continentes, uma abertura nas barreiras comerciais, políticas, sociais e culturais entre os países.
- Falem: Com a globalização, houve a circulação de informações de forma mais facilitada e rápida, além disso, a comunicação entre as pessoas de todo o mundo tornou-se mais rotineira, através da internet ou da vivência com outras pessoas de outros países e culturas diferentes.
- Falem: Hoje, há várias possibilidades de um jovem estudante brasileiro cursar no exterior. Alguém, aqui já teve esta oportunidade? Ou está se preparando para ir?
Caso positivo, peçam para que relatem de forma objetiva.
- Apresentem um celular ou um notebook. Perguntem: O que este aparelho tem a ver com globalização?
Aguardem as respostas.
Uma multinacional de computadores ou celular pode fabricar um objeto como este através de vários países, os componentes eletrônicos no Japão, teclado e mouse na china, partes de plástico na Índia e oferecer no Brasil a assistência técnica. As empresas procedem assim, pois o produto fica mais barato, através da economia globalizada.
- Apontem para as roupas, tênis, relógio, bolsa que os alunos estão usando e falem que há certas marcas que utilizam mão de obra de outros países para produzir estes produtos que são vendidos no Brasil. antigamente, isto não acontecia, mas que está sendo possível devido a Relação internacional político-econômico-social entre os países.
- Estes exemplos foram apontados, existem outros. No entanto, agora, vamos nos deter no aspecto que a lição aborda.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: