RSS

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dinâmica: E disse Deus...
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação descrita em Gênesis.
Material:
01 quadro branco ou 01 folha de papel madeira ou 02 cartolinas
01 pincel para quadro branco ou 01 pincel atômico
Bíblia
Procedimento:
- Peçam que os alunos apontem algo que eles admiram na natureza.
Escrevam as respostas no quadro, procurando separar por grupo de coisas criadas em relação aos 6 dias da criação.
Vamos supor que seus alunos falem estes nomes: mar, aves, flores, fruteiras, vento, sol, cavalo, onça, eclipse lunar(ocorrido recentemente), super lua etc.
Então, vocês separam por dia, dessa forma(não tem problema que fique incompleto):
1º dia:
2º. dia:
3º. dia: mar, flores, fruteiras
4º. dia: sol, lua
5º. dia: aves
6º. Dia: cavalo, onça
- Agora, peçam para que 06 alunos leiam o que Deus criou em cada dia, nos versículos abaixo:
Gn 1. 3 a 5 –  primeiro dia
Gn 1. 6 a 8 –  segundo dia
Gn 1. 9 a 13 – terceiro dia
Gn 1. 14 a 19 – quarto dia
Gn 1. 20 a 23 – quinto dia
Gn 1. 24 a 31 – sexto dia
À medida que as leituras forem realizadas, vocês vão acrescentando o que foi criado ao lado de cada dia, com palavras e/ou expressões objetivas.
- Depois, analisem com os alunos a sequência da criação, enfatizando a ordem das coisas criadas, por exemplo: os aninais e as aves só foram criados após a criação do reino vegetal, pois os vegetais serviram de alimentação.
- Em seguida, apresentem o seguinte questionamento:
A relva, a erva e as árvores foram criados no 3º dia. Para que pudessem se desenvolver elas precisaram de luz, mas o sol foi criado no 4º. dia. Como podemos explicar isto?
Já existia luz no primeiro dia originada de Deus(Gn 1. 3).
- Para concluir, leiam:
“No princípio Deus criou os céus e a terra”(Gênesis 1:1).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: